Estado belga torna-se 2º maior acionista do grupo Ageas

  • ECO Seguros
  • 15 Janeiro 2022

O governo federal da Bélgica adquiriu participação no capital social da Ageas, tornando-se 2º maior acionista individual do grupo segurador internacional.

A Société Fédérale de Participations et d’Investissement de Belgique (SFPI), entidade gestora de participações e investimentos da Bélgica, adquiriu uma participação de 6,3% no capital da Ageas. Saudando a decisão do governo federal belga, como geralmente faz quando os investidores se interessam e manifestam desta forma a sua confiança na atividade, administração e estratégia do grupo, a Ageas divulgou uma nota breve sobre o investimento estatal belga, prometendo para momento oportuno um comunicado mais detalhado sobre o facto, em conformidade com os requisitos regulamentares.

A SFPI gere participações e investimentos das autoridades belgas totalizando montante próximo de 2 mil milhões de euros no final de 2020. Após investimento na Ageas, a parcela do setor financeiro passa a pesar mais de 25% da carteira da agência federal, precedido apenas pela indústria do transporte aéreo. Ao preço de fecho das ações da Ageas, na última sexta-feira, no mercado Euronext Brussels, a SFPI terá pago aproximadamente 579 milhões de euros pela tomada de posição acionista na Ageas.

O grupo Ageas, que na Bélgica opera através das marcas AG Insurance e AG Real Estate, é nº1 no ranking de seguros de Vida e 2º maior em não-Vida, posicionando-se localmente como líder no setor dos seguros.

Com a aposta das autoridades federais belgas no grupo segurador, a SFPI emerge como segunda maior acionista individual da Ageas, logo atrás da Fosun, que detém 10,01%, relegando a BlackRock (5,23%) para a terceira posição. Atrás destes, informação acessível no site da companhia lista Ping An, Schroders Plc e Ageas SA/NV (casa-mãe do grupo) como maiores acionistas do grupo presidido por Bart De Smet.

Note-se que a chinesa Fosun, que em setembro de 2021 superou o limiar de 10% na estrutura acionista da Ageas, controla (através da Longrun Portugal SGPS) cerca de 85% do maior grupo segurador português (marcas Fidelidade, Multicare e OK! teleseguros), além de ser também o acionista de referência no Millennium bcp, com perto de 30% do capital do grupo bancário que, de resto, é parceiro Ageas em Portugal (através da Millenniumbcp Ageas). Acresce ainda que a Fosun International (Fosun), através da Fidelidade, detém o controlo do grupo Luz Saúde SA.

Presente em Portugal desde 2005, o grupo Ageas posiciona-se entre as 3 maiores do mercado nacional de seguros em produção (dados de 2020). Operando diversas marcas, incluindo a Médis e a Ocidental, a companhia desenvolve atividade nos seguros de Vida e não-Vida, pensões e assistência, além de fazer obra social através de uma fundação.

Globalmente, com operações na Europa Continental, Reino Unido, Turquia e países da Ásia, incluindo entre outros China, Índia, Filipinas, Tailândia, Singapura e Malásia, o grupo consolidou receitas em torno de 36 mil milhões de euros em 2020.

(Notícia atualizada em 16 janeiro 2022 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estado belga torna-se 2º maior acionista do grupo Ageas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião