Aquila Capital lança novo fundo de investimento em Logística Verde no sul da Europa

O alvo do novo fundo são ativos imobiliários logísticos em países como Portugal, Itália, Espanha. Tem um volume de investimento de 1,5 mil milhões de euros. Azambuja foi o primeiro local escolhidido.

A Aquila Capital anunciou esta segunda-feira o lançamento do fundo Aquila Capital Southern European Logistics. A estratégia deste novo fundo centra-se em investimentos numa carteira diversificada de ativos imobiliários logísticos em países do sul da Europa, incluindo Portugal, Itália e Espanha. O fundo tem um volume de investimento alvo de 1,5 mil milhões de euros com um rácio máximo de dívida de 50%.

O primeiro investimento já foi aprovado, tratando-se de um local logístico de 115.000 m2 na Azambuja – um centro logístico estratégico e central na área metropolitana de Lisboa. 70% do ativo foi pré-arrendado a um inquilino blue-chip, com um prazo de arrendamento de 20 anos. O fundo tem um pipeline de 9 novos ativos localizados em Portugal, Itália e Espanha.

“Temos vindo a registar um interesse crescente entre os investidores institucionais em ativos imobiliários sustentáveis, incluindo centros logísticos. O fundo Aquila Capital Southern European Logistics fornece uma resposta a esta procura, concentrando-se nos mercados do sul da Europa, onde existem ainda muitas oportunidades, devido à necessidade de espaço de armazenamento moderno e em grande escala”, disse em comunicado Roman Rosslenbroich, CEO e cofundador da Aquila Capital.

Os alvos são então propriedades logísticas, que sejam estáveis do ponto de vista da geração de rendimentos sustentáveis e compatíveis com critérios ESG. Os critérios de seleção incluem a proximidade de centros de transporte, minimizando as emissões de carbono relacionadas com o transporte e cumprindo as normas de construção sustentável, que incluem a certificação BREEAM, a instalação de painéis fotovoltaicos no telhado e a compensação das emissões de CO2.

O fundo focar-se-á então apenas em propriedades logísticas modernas e energeticamente eficientes, construídas e operadas segundo os mais elevados padrões de eficiência energética e proteção ambiental, que criam valor acrescentado ao conjugarem fatores como sustentabilidade, condições de aluguer atrativas e localizações estratégicas.

O novo fundo é lançado com um volume de capital comprometido de 330 milhões de euros angariados junto de investidores institucionais internacionais, incluindo a SCI Primonial Capimmo. Inicialmente, o fundo visava angariar 250 milhões de euros, mas devido a uma forte procura, o valor do “first close” foi elevado para 330 milhões de euros.

A Aquila Capital espera mobilizar o capital do “first close” no prazo de 18 meses, beneficiando do importante pipeline de investimento garantido.

“Os nossos investidores beneficiarão de um volume total de transações de 2,6 mil milhões de euros cobrindo uma área total de mais de 1.800.000 metros quadrados – bem como das vantagens de entrada antecipada no mercado. Este segmento imobiliário corresponde às estratégias dos investidores e inquilinos que, cada vez mais, consideram os critérios ESG como um valor fundamental e necessário para contribuir para a transição energética global”, frisou explica Roman Rosslenbroich.

Desde 2012, a Aquila Capital tem vindo a investir na Logística Verde (“Green Logistics”), combinando a eficiência ambiental e económica com a redução do impacto dos seus investimentos logísticos no ambiente. A empresa tem um historial em investimentos logísticos, com especial foco em instalações logísticas ecológicas na Alemanha, Espanha, Portugal e Itália. O volume total de transações desde 2012 acumula mais de 729 milhões de euros com uma área total transacionável de mais de 879.000 metros quadrados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aquila Capital lança novo fundo de investimento em Logística Verde no sul da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião