5 coisas que vão marcar o dia

Será escolhido o próximo presidente do Parlamento Europeu, num dia em que serão também conhecidos dados sobre o transporte aéreo em Portugal.

Será escolhido o próximo presidente do Parlamento Europeu, no dia em que os ministros das Finanças dos Estados-membros da União Europeia vão reunir para discutir temas como a tributação das empresas. Vão também ser publicados dados sobre o transporte aéreo em Portugal, bem como sobre a taxa de desemprego na OCDE.

Eleições para a presidência do Parlamento Europeu

Na sessão plenária em Estrasburgo, esta terça-feira, será escolhido o próximo presidente do Parlamento Europeu. O cargo era ocupado por David Sassoli, que morreu repentinamente na semana passada, já no final do mandato de dois anos e meio, pelo que o processo para a eleição de um novo líder já estava previsto.

INE publica estatísticas dos transportes

O Instituto Nacional de Estatística divulga esta terça-feira dados sobre a atividade dos transportes, nomeadamente as estatísticas rápidas do transporte aéreo durante o mês de novembro de 2021. Em outubro, os aeroportos nacionais receberam cerca de quatro milhões de passageiros, naquele que foi o mês mais próximo dos níveis pré-pandemia.

Como evoluiu o desemprego na OCDE?

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) publica esta terça-feira os dados referentes às taxas de desemprego nos países que a compõem. Em outubro, a taxa de desemprego baixou pelo sexto mês consecutivo, no conjunto da OCDE, mas manteve-se acima do período antes da pandemia.

Começa voto antecipado para deslocados no estrangeiro

Arranca esta terça-feira o período de voto antecipado nas eleições legislativas para os eleitores recenseados em território nacional que se encontrem temporariamente deslocados no estrangeiro. Este período vai decorrer ao longo de três dias, terminando a 20 de janeiro, nas embaixadas e postos consulares.

Ecofin discute tributação das empresas

O Conselho de Assuntos Económicos e Financeiros da União Europeia (UE) vai reunir esta terça-feira. Os ministros dos Estados-membros da UE responsáveis pelas Finanças vão discutir temas como a tributação mínima das empresas, o Mecanismo de Recuperação e Resiliência e o Semestre Europeu em 2022, para além de preparar as próximas reuniões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião