Investidores da Wirecard sem direito a pedir compensação do regulador

Os investidores individuais lesados com a falência da Wirecard, e apesar da falha na supervisão do regulador Bafin, não têm direito a compensação, segundo a decisão de um tribunal alemão.

Os investidores que perderam dinheiro na fintech alemã Wirecard não tem direito a pedir uma compensação ao regulador alemão Bafin, segundo um tribunal em Frankfurt, avançou a Bloomberg (acesso condicionado, e conteúdo em inglês).

O tribunal decidiu que o regulador financeiro Bafin não é responsável por investidores individuais, ainda que a entidade tenha cometido erros na supervisão. Como tal, os investidores não podem avançar com o processo legal, avançou o tribunal em comunicado. Com esta decisão, o tribunal de Frankfurt rejeitou quatro processos legais de acionistas que alegaram ter perdido entre 3 a 60 mil euros com a falência da Wirecard.

Existem ainda mais 60 processos legais pendentes contra o regulador alemão, sendo que este é o segundo caso de acionistas contra Bafin a ser rejeitado em Frankfurt. Em 2019, os acionistas também perderam em tribunal, contra o regulador, devido à proibição de short-sell, ou venda a descoberto, pela Wirecard.

Os tribunais alemães têm decidido consistentemente a favor do regulador alemão face aos investidores individuais, mas a mais recente decisão do tribunal não foi comentada pelo porta-voz da instituição.

A fintech alemã declarou falência em 2020 depois de reconhecer que 1,9 mil milhões de euros em ativos listados provavelmente não existiam.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investidores da Wirecard sem direito a pedir compensação do regulador

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião