Inflação na Zona Euro acelera para recorde de 5%, mas Portugal tem das mais baixas

A taxa de inflação homóloga atingiu 5% em dezembro, um novo máximo desde o início da série, em 1997.

A taxa de inflação homóloga na Zona Euro acelerou para 5% em dezembro, um novo recorde e três pontos percentuais acima da meta do Banco Central Europeu (BCE). No conjunto da União Europeia, a taxa chegou mesmo a 5,3%, também um máximo histórico, mas Portugal registou a segunda mais baixa, de 2,8%, confirmou o Eurostat.

Na Zona Euro, a taxa de inflação homóloga atingiu 5%, a leitura mais alta desde o início da série, em 1997, acima dos 4,9% de novembro e dos -0,3% de dezembro de 2020. Os custos elevados da energia foram os principais responsáveis pelo aumento dos preços cobrados aos consumidores.

Já a taxa no conjunto da UE foi de 5,3%. As mais baixas foram registadas em Malta (2,6%), Portugal (2,8%) e Finlândia (3,2%). Em contrapartida, as mais elevadas foram registadas na Estónia (12%), Lituânia (10,7%) e Polónia (8,0%).

Fonte: EurostatEurostat

O ministro das Finanças, João Leão, avisou que é preciso estar vigilante em relação à inflação, apesar de se mostrar confiante que a “taxa de inflação vai desacelerar ao longo deste ano”, esperando “uma forte redução” no segundo semestre.

(Notícia atualizada às 10h42 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na Zona Euro acelera para recorde de 5%, mas Portugal tem das mais baixas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião