Porto vai ter três novas residências universitárias com mais de 270 camas

  • Lusa
  • 21 Janeiro 2022

A Câmara e a Universidade do Porto vão criar três novas residências para estudantes com um total de mais de 270 camas sendo que a primeira, na Rua da Banharia, vai funcionar já no próximo ano letivo.

A Câmara e a Universidade do Porto (U.Porto) vão avançar com três novas residências universitárias, que totalizam mais de 270 camas para estudantes, sendo que a primeira, no centro histórico, funcionará no próximo ano letivo, foi anunciado esta sexta-feira.

Em comunicado, a Câmara Municipal do Porto revela que no antigo Centro Social da Sé, na Rua da Banharia, vai nascer uma nova residência para estudantes.

Com instalações requalificadas e renovadas pelo município, o espaço dispõe de cerca de 20 camas para estudantes e funcionará já no início do próximo ano letivo.

Esta residência surge no âmbito de um projeto-piloto de gestão partilhada de residências para estudantes estabelecido entre a autarquia, a Federação Académica do Porto (FAP) e a U.Porto.

A par desta residência, o município e a universidade estão a estudar candidaturas conjuntas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que possibilitem a construção, em parceria, de mais duas residências na cidade.

Uma das residências em estudo situa-se no Morro da Sé, no centro histórico, onde está prevista uma área de construção de 6.750 metros quadrados e um investimento estimado em cerca de sete milhões de euros.

A outra residência será no Monte Pedral, na Rua da Constituição, onde a área de construção ronda os 5.000 metros quadrados e o investimento entre os seis e 6,5 milhões de euros.

Estas estruturas permitirão acomodar cerca de duas centenas de estudantes em zonas da cidade que dispõem de fáceis acessos e várias opções de transportes públicos”, acrescenta a autarquia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porto vai ter três novas residências universitárias com mais de 270 camas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião