Rei dos Frangos nomeia administrador para a SAD do Benfica

O empresário José António dos Santos nomeou um administrador em seu nome para a SAD do Benfica: António Albino Pires de Andrade.

Já estão escolhidos os órgãos sociais da SAD do Benfica, e o empresário José António dos Santos, conhecido como “Rei dos Frangos” acabou por conseguir nomear um administrador em seu nome: António Albino Pires de Andrade. Tinha existido um problema com as regras de representatividade de género na liderança das cotadas mas, com a nova lista apresentada por Rui Costa, já foi possível incluir o nome escolhido pelo acionista.

“Na Assembleia Geral extraordinária iniciada, em primeira convocação, no passado dia 6 de janeiro, e retomada hoje, dia 24 de janeiro de 2022, pelas 19.00 horas, foi aprovado pelos acionistas o reinício da mesma e a admissão da proposta apresentada hoje pelo acionista Sport Lisboa e Benfica com relação à composição do Conselho de Administração” e, em sequência, foram eleitos os membros da Mesa da Assembleia Geral, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal para o mandato relativo ao quadriénio 2021/2025, adianta a SAD do Benfica, em comunicado enviado à CMVM.

A assembleia geral do dia 6 de janeiro, onde devia ter sido eleita a administração da SAD, foi adiada, na sequência de José António dos Santos ter informado que também pretendia nomear um administrador em seu nome. Surgiu um problema, já que a pessoa em causa iria tirar o lugar a uma mulher na administração da sociedade (era a última da lista de Rui Costa), o que originaria um incumprimento da regra que dita que “a proporção de pessoas de cada género designadas de novo para o órgão de administração não pode ser inferior a 33,3%”.

Para resolver o problema, Rui Costa apresentou uma nova proposta para os órgãos sociais da SAD do Benfica à assembleia geral. Esta contemplava três novos nomes para o conselho de administração em relação à primeira proposta: Maria Sampaio Nunes (ex-vogal da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes), Lourenço Pereira Coelho (diretor-geral do Benfica) e Rui Vieira do Passo.

Rui Vieira do Passo passou assim a ser a última pessoa da lista de Rui Costa, e aquela que saiu para dar o lugar a António Albino Pires de Andrade, nome escolhido pelo Rei dos Frangos.

Não há alterações na composição dos restantes órgãos, nomeadamente na mesa da assembleia geral (que será liderada pelo ex-deputado centrista Nuno Magalhães) e no conselho fiscal (continuará a ser presidido por João Augusto).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rei dos Frangos nomeia administrador para a SAD do Benfica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião