Rui Costa indica mais três gestores para a SAD do Benfica

Presidente do Benfica acrescentou mais três nomes para o conselho de administração da SAD encarnada, depois de o 'Rei dos frangos' ter pedido para nomear um administrador seu representante.

Em cima da hora, Rui Costa apresentou uma nova proposta para os órgãos sociais da SAD do Benfica à assembleia geral. Há três novos nomes para o conselho de administração em relação à primeira proposta: entram Maria Sampaio Nunes (ex-vogal da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes), Lourenço Pereira Coelho (diretor-geral do Benfica) e Rui Vieira do Passo.

Assim sendo, a administração que será presidida por Rui Costa terá mais oito elementos, três dos quais mulheres para respeitar as regras de representatividade de género na liderança das cotadas.

Estas mudanças surgem depois de a assembleia geral do dia 6 de janeiro, onde devia ter sido eleita a administração da SAD, ter sido adiada, na sequência de José António dos Santos, mais conhecido como o “Rei dos frangos”, ter informado que também pretendia nomear um administrador em seu nome. Propôs o nome de António Albino Pires de Andrade.

Surgiu, no entanto, um problema: António Pires de Andrade iria tirar o lugar a uma mulher na administração da sociedade (era a última da lista de Rui Costa), o que originaria um incumprimento da regra que dita que “a proporção de pessoas de cada género designadas de novo para o órgão de administração não pode ser inferior a 33,3%”.

A assembleia geral foi então adiada para esta segunda-feira para encontrar uma solução para este impasse. Assim, António Albino Pires de Andrade deverá ir para o lugar de Rui Vieira do Passo, que é o último da lista proposta por Rui Costa.

Não há alterações na composição dos restantes órgãos, nomeadamente na mesa da assembleia geral (que será liderada pelo ex-deputado centrista Nuno Magalhães) e no conselho fiscal (continuará a ser presidido por João Augusto).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Costa indica mais três gestores para a SAD do Benfica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião