Empate técnico ou vitória do PS, o que dizem as últimas sondagens?

Barómetro da Católica coloca as intenções de voto no PS nos 36% e PSD nos 33%, enquanto sondagem do ICS e do ISCTE aponta para um empate técnico.

A três dias das eleições legislativas, as mais recentes sondagens apontam para uma ligeira vantagem do PS, embora um dos barómetros mostre um empate técnico. A sondagem da Universidade Católica para o Público, RTP e Antena 1 indica que 36% das intenções de voto são no PS, e o PSD fica nos 33%, enquanto o inquérito feito pelo ISCTE/ICS para a SIC e Expresso aponta para um empate técnico entre PS e PSD, apesar de indicar uma ligeira vantagem para os socialistas.

A sondagem da Universidade Católica, cujo inquérito foi realizado entre 19 e 26 de janeiro, aponta então o PS com 36% das intenções de voto, percentagem que representa, ainda assim, uma queda de um ponto percentual face à semana anterior. Já o PSD mantém-se nos 33%. O Bloco de Esquerda, o Chega e a Iniciativa Liberal figuram ambos com 6% das intenções de voto, enquanto a CDU conta com 5% das intenções de voto, e o CDS-PP, Livre e PAN com 2%.

Este barómetro, para o qual foram obtidos 2.192 inquéritos válidos, indica assim que a esquerda deverá assegurar uma maioria parlamentar de 49%, o que compara com os 47% que são estimados para a direita.

Quanto à sondagem do ICS e do ISCTE, cujo trabalho de campo ocorreu entre 18 e 24 de janeiro, esta mostra um cenário ligeiramente diferente. Atribui 35% das intenções de voto ao PS, e 33% ao PSD, o que já poderia levar a um empate técnico. É de sublinhar que a vantagem do PS, sobre o PSD, não será estatisticamente significativa, segundo indicam, devido às margens de erro associadas.

Neste inquérito, onde foram contactados 3.663 indivíduos elegíveis e validadas 1.003 entrevistas, Chega, Iniciativa Liberal e CDU surgem com intenções de voto de 6% e o BE de 5%. Já o PAN poderá arrecadar 2% dos votos, e o CDS e o Livre 1%. Quanto aos possíveis cenários para depois das eleições, o PS, CDU, BE, Livre e PAN totalizam 49% das intenções de voto, enquanto PSD, Iniciativa Liberal e CDS contam com 40%.

(Notícia atualizada às 20h36)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empate técnico ou vitória do PS, o que dizem as últimas sondagens?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião