Governo admite crescimento acima dos 5,5% previstos para 2022

Quando entregar o novo Orçamento do Estado para 2022, o Governo poderá rever em alta a estimativa de crescimento do PIB de 5,5% para este ano, sinaliza o Ministério das Finanças.

Após o Instituto Nacional de Estatística (INE) ter revelado uma estimativa de crescimento económico em 2021 acima do esperado, o Governo já admite rever em alta a previsão para 2022. Num comunicado onde reage aos números do PIB, o Ministério das Finanças admite que a economia possa “superar as estimativas do Governo para este ano, de 5,5%”. O novo número deverá constar da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) que será apresentado em breve pelo novo Governo PS de maioria absoluta.

Esta segunda-feira o INE divulgou a estimativa rápida do PIB de 2021, antecipando que a economia portuguesa cresceu 4,9%, acima da previsão do Governo e “o mais elevado crescimento dos últimos 31 anos (desde 1990)”, assinalam as Finanças, referindo-se ao crescimento 7,86% registado nesse ano durante o Governo PSD de Cavaco Silva. O Governo argumenta que “a evolução positiva do investimento e das exportações foi determinante para este crescimento”.

Mas neste comunicado a surpresa está no que o Executivo diz em relação a 2022. “Esta evolução do PIB reforça a confiança na continuação da rápida recuperação da economia portuguesa durante o ano de 2022, antecipando-se que se possa ultrapassar o nível pré-pandemia já no primeiro semestre e inclusivamente superar as estimativas do Governo para este ano, de 5,5%“, escreve o gabinete de João Leão, atual ministro das Finanças.

Ou seja, com a economia a crescer a um ritmo superior ao esperado no final de 2021, somado à revisão em alta dos trimestres anteriores, o PIB português está mais perto de concluir a retoma, já no primeiro semestre, e poderá crescer mais do que 5,5%, ainda que recentemente o Fundo Monetário Internacional (FMI) tenha revisto em baixa as previsões mundiais e da Zona Euro (não revelou previsão para Portugal).

Este é um resultado muito positivo para Portugal que mostra que a economia nacional está numa fase de forte recuperação e que retomou o processo de convergência com a União Europeia desde o segundo trimestre de 2021“, escreve ainda o Ministério das Finanças. A comparação feita com a Zona Euro é com o crescimento homólogo em cada trimestre, desde o segundo trimestre, sendo verdade que Portugal cresceu mais do que a média nessa ótica.

Porém, quando se olha para o conjunto do ano, tal não é verdade. Segundo o INE, o PIB português cresceu 4,9% ao passo que o PIB da Zona Euro cresceu 5,2%, de acordo com a previsão do Eurostat. Isto é, não houve convergência em 2021, tal como não tinha existido em 2020, ano em que a pandemia ditou uma maior contração da economia portuguesa (-8,4%) em comparação com a da Zona Euro (-6,8%), principalmente por causa da maior dependência do turismo em Portugal em comparação com a média dos países europeus.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo admite crescimento acima dos 5,5% previstos para 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião