Inflação em Espanha cai para 6% com diminuição do preço da luz

  • Lusa
  • 31 Janeiro 2022

Inflação anual espanhola cai para 6% em janeiro, de 6,5% em dezembro de 2021, devido a queda na eletricidade. Inflação subjacente cresce pelo sétimo mês consecutivo para os 2,4% em janeiro.

A inflação anual em Espanha foi de 6% em janeiro, cinco décimas abaixo do valor de dezembro, principalmente devido à queda dos preços da eletricidade, revelou esta segunda-feira o INE espanhol.

A queda do índice de preços no consumidor (IPC) de janeiro em relação ao valor do mês anterior é a primeira registada desde fevereiro de 2021, que foi seguida de subidas mensais sucessivas e levou à inflação ao seu ponto mais alto em quase 30 anos, 6,5% no final de 2021.

Em contraste com a descida da taxa de inflação geral, a inflação subjacente, que não inclui energia e alimentos frescos, aumentou em janeiro 0,3 pontos percentuais em comparação com dezembro, para 2,4%. Este indicador está a crescer há sete meses consecutivos.

Em termos mensais, o IPC geral caiu 0,5% em janeiro, em comparação com dezembro, e marca ainda o seu primeiro declínio desde julho do ano passado.

Quanto ao índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC), que permite fazer comparações com outros países europeus, a taxa de variação anual foi de 6,1% em janeiro, também cinco décimos de ponto percentual inferior à de dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação em Espanha cai para 6% com diminuição do preço da luz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião