Portugal vai cunhar duas moedas especiais de 5 e 7,5 euros

Governo autorizou Casa da Moeda a cunhar moedas de 7,5 euros para comemorar os 111 anos do ISEG e de 5 euros para assinalar os 20 anos de Euro. Despacho descreve todas as características numismáticas.

Portugal vai cunhar moedas comemorativas de 7,5 e de 5 euros. Servirão para assinalar, respetivamente, os 111 anos do ISEG e os 20 anos da adoção do euro, determinou o secretário de Estado do Tesouro, Miguel Cruz, num despacho publicado em Diário da República.

Segundo o diploma, no caso das moedas de 7,5 euros da coleção “ISEG 111 Anos”, a Casa da Moeda fica autorizada a cunhar 2.889 moedas em liga de prata “com teor de 92,5% com acabamento especial tipo ‘provas numismáticas'” e 111 moedas em liga de prata “com um teor mínimo de 99,9% com acabamento especial do tipo ‘flor de cunho'”, num montante total nunca superior a 247,5 mil euros.

No caso da coleção “20 Anos de Euro”, o limite são 165 mil euros e serão cunhadas até 3.000 moedas em prata com acabamento especial do tipo “provas numismáticas”, acrescenta o despacho de Miguel Cruz.

O diploma não anexa imagens do aspeto das novas moedas, mas é descrito, em detalhe, a intenção do Governo para cada uma das coleções:

ISEG 111 Anos

  • No anverso, num círculo concêntrico exterior, terá a legenda “Portugal”, sendo a letra “u” substituída por um escudete com os cinco besantes, o ano “2022” e o valor facial; num círculo concêntrico intermédio, as legendas “Lisbon School of Economics & Management” e “Universidade de Lisboa”; num círculo concêntrico interior, a legenda “ISEG”, na parte superior, a legenda “Anos”, na parte inferior e ao centro, a legenda “111”; no reverso apresenta uma imagem de Hermes/Mercúrio, mensageiro dos deuses e divindade associada à riqueza, ao comércio, à velocidade, ocupando praticamente todo o campo central;
  • Na orla, as legendas “ISEG”, “Open Minds” e “Grab the Future”, na orla inferior esquerda, a identificação do autor e a legenda “Casa da Moeda”. As versões de acabamento especial do tipo “provas numismáticas” e do tipo “flor de cunho” têm apontamentos de cor.
  • As moedas com acabamento normal são cunhadas em prata com teor de 50% com uma tolerância de mais ou menos 1%, têm 13,5 g de massa com uma tolerância de mais ou menos 3%, o diâmetro de 33 milímetros e o bordo serrilhado;
  • As moedas em prata com acabamento especial são cunhadas em: liga de prata com teor de 92,5% com uma tolerância de mais ou menos 1%, têm 13,5 gramas de massa com uma tolerância de mais ou menos 1,5%, o diâmetro de 33 milímetros, o bordo serrilhado e com acabamento especial do tipo “provas numismáticas”; liga de prata com um teor mínimo de 99,9%, têm 1.000 gramas de massa com uma tolerância de mais 1,5%, o diâmetro de 100 milímetros, o bordo serrilhado e com acabamento especial do tipo “flor de cunho”.

20 Anos de Euro

  • Apresenta no anverso, na metade superior, um círculo concêntrico exterior, uma sucessão de 20 círculos equidistantes que reforçam a ideia dos 20 anos, e na metade inferior a legenda “2002 – 20 Anos de Euro – 2022”, num círculo concêntrico interior apresenta um cordão formado por uma série de linhas, que representam as forças económicas, seguras por uma sucessão de doze mãos, representando as várias comunidades europeias que suportam o euro, enquanto moeda forte, capaz de competir com as outras moedas do mercado mundial, num complexo conflito económico que se adivinha para o futuro;
  • No centro, um círculo com o símbolo do euro no interior, simbolicamente protegido pelo cordão protetor descrito anteriormente; no reverso, apresenta na metade superior da orla uma sucessão de onze estrelas equidistantes que simbolizam os países fundadores da moeda única europeia; na metade inferior da orla, a legenda “República Portuguesa” e, no centro, ocupando todo o campo central, o valor facial, com um escudete com os cinco besantes sobreposto à parte inferior do número cinco do valor facial; na orla inferior central, a legenda “Casa da Moeda” e a identificação do autor; a versão de acabamento especial do tipo “provas numismáticas” tem apontamentos de cor;
  • As moedas com acabamento normal são cunhadas em liga de cuproníquel, com teor de níquel de 25% com uma tolerância de mais ou menos 1,5%, têm 14 gramas de massa com uma tolerância de mais ou menos 3%, o diâmetro de 30 milímetros e o bordo serrilhado;
  • As moedas com acabamento especial do tipo “provas numismáticas” são cunhadas em liga de prata com teor de 92,5% com uma tolerância de mais ou menos 1%, têm 14 gramas de massa com uma tolerância de mais ou menos 1,5%, o diâmetro de 30 milímetros e o bordo serrilhado.

A ambas as moedas, o Governo confere “poder liberatório apenas em Portugal”. Além disso, “com exceção do Estado, através das Caixas do Tesouro, do Banco de Portugal e das instituições de crédito, cuja atividade consista em receber depósitos do público, ninguém pode ser obrigado a receber num único pagamento de mais de 50 destas moedas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal vai cunhar duas moedas especiais de 5 e 7,5 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião