Banco Montepio inverte resultados. Vai de prejuízos a lucros de 6,6 milhões de euros em 2021

Aumento da margem financeira e das comissões, redução dos custos operacionais e menores dotações para imparidades e provisões ajudam a explicar resultados.

O Banco Montepio conseguiu inverter os resultados, passando de prejuízos de 80,7 milhões em 2020 a lucros de 6,6 milhões de euros em 2021, segundo anunciou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta quinta-feira.

“Esta evolução favorável está suportada no aumento da margem financeira e das comissões, na redução dos custos operacionais, bem como nas menores dotações para imparidades e provisões, com destaque para as relacionadas com o risco de crédito”, explica o banco.

Com as decisões de promover a “atividade core“, o crédito a clientes (líquido de imparidades) totalizou 11.704 milhões em 31 de dezembro de 2021, mais 126 milhões face ao valor registado no final de 2020. Já os depósitos de clientes registaram uma evolução positiva de 285 milhões de euros, para os 12.787 milhões no final de 2021.

No ajustamento operacional, é de destacar a redução de custos operacionais em 4,8%, “excluindo os impactos one-off relacionados com o programa de ajustamento do quadro de colaboradores”. Em 2021, foram fechados 37 balcões e saíram 243 colaboradores, “tendo o Programa de Reformas Antecipadas e Rescisões por Mútuo Acordo representado 83% dessa diminuição”.

Quanto à imparidade de crédito em 2021, que considera a análise efetuada à carteira de crédito nas vertentes individual e coletiva, totalizou 54,3 milhões de euros, “tendo determinado um custo do risco de 0,4%, que compara favoravelmente com o valor de imparidade de 185,1 milhões e com o custo do risco de 1,5% registados em 2020”, adianta o Banco Montepio. Já o rácio NPE diminuiu para 8,6%, “confirmando a redução sustentada das exposições não produtivas desde 2015″.

(Notícia atualizada às 17h45)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco Montepio inverte resultados. Vai de prejuízos a lucros de 6,6 milhões de euros em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião