Vodafone Portugal foi alvo de ciberataque

"A Vodafone foi alvo de uma disrupção na sua rede, iniciada na noite de 7 de fevereiro de 2022 devido a um ciberataque deliberado e malicioso", revela a empresa em comunicado.

A Vodafone Portugal reconhece, em comunicado, que foi alvo de um ciberataque que se iniciou na segunda-feira à noite. Até agora apenas foi possível recuperar os serviços de voz móvel e alguns serviços de dados móveis. A empresa diz que não há indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos.

“A Vodafone foi alvo de uma disrupção na sua rede, iniciada na noite de 7 de fevereiro de 2022 devido a um ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações“, diz a empresa num comunicado enviado às redações. “Sendo certo que a investigação aprofundada do ato criminoso a que fomos sujeitos se irá prolongar por tempo indeterminado e com o envolvimento das autoridades competentes, não temos a esta data quaisquer indícios de que os dados de Clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos”, acrescenta a telecom liderada por Mário Vaz.

A empresa já recuperou os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis apenas na rede 3G em quase todo o país mas “a dimensão e gravidade do ato criminoso” “implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos”, avança a empresa. “Essa recuperação irá acontecer progressivamente ao longo desta terça-feira”, promete a Vodafone Portugal.

O ataque está a afetar a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital. A empresa garante que, “assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços” e que “continua absolutamente determinada em repor a normalidade dos serviços no menor tempo possível”, lamentando “profundamente os transtornos causados aos clientes”.

(Notícia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vodafone Portugal foi alvo de ciberataque

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião