Taxa de desemprego desce pelo oitavo mês consecutivo na OCDE

Com esta descida em dezembro, a taxa de desemprego dos países da OCDE fica a apenas uma décima acima do nível pré-pandemia registado em fevereiro de 2020 (5,3%).

A taxa de desemprego nos 38 países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) caiu pelo oitavo mês consecutivo em dezembro de 2021 para 5,4%, uma décima a menos do que em novembro. Neste momento, a taxa de desemprego está apenas uma décima acima do nível pré-pandemia registado em fevereiro de 2020 (5,3%).

Segundo os dados divulgados pela OCDE esta terça-feira, o número de desempregados continuou a cair, menos 700 mil, descendo para um total de 36,1 milhões pessoas. Ainda assim, há mais 500 mil desempregados do que em fevereiro de 2020, antes da pandemia.

Em dezembro do ano passado, a taxa de desemprego estava já abaixo do nível pré-Covid em vários países da OCDE, onde se inclui Portugal — a taxa de desemprego nacional situou-se nos 5,9% em janeiro de 2022. É esse também o caso da Austrália, Chile, França, Islândia, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Holanda, Nova Zelândia, Espanha e Turquia, de acordo com os dados da OCDE.

A descida da taxa de desemprego na OCDE é transversal aos homens e às mulheres, ainda que estas continuem a ter uma taxa ligeiramente superior: 5,2% e 5,6%, respetivamente. Por idades, é de notar que a taxa de desemprego jovem (dos 15 aos 24 anos) caiu a um ritmo mais acelerado, baixando de 11,8% para 11,5% em dezembro.

Fonte: OCDE.

Entre países, a maior queda da taxa de desemprego, na ordem das três décimas, ocorreu na Austrália (para 4,2%), na Colômbia (para 12,6%) e nos Estados Unidos (3,9%). No Canadá caiu uma décima para 6%, assim como no Japão para 2,7%. No México, a taxa de desemprego subiu uma décima para 3,9% e na Coreia do Sul saltou sete décimas para 3,8%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de desemprego desce pelo oitavo mês consecutivo na OCDE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião