Dona do Facebook ameaça encerrar serviços na UE após decisão judicial

  • Lusa
  • 8 Fevereiro 2022

A Meta, que controla as redes sociais Facebook e Instagram, disse que pode ter de encerrar os seus serviços na União Europeia, devido a sentença judicial que impede transferência de dados para os EUA.

A empresa que controla o Facebook e o Instagram ameaçou segunda-feira encerrar os serviços nos países da União Europeia (UE), devido a uma sentença judicial que impede a transferência dos dados dos utilizadores europeus para os EUA.

No seu último relatório entregue à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês), a Meta, sediada em Menlo Park (Califórnia), explica que a decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), em 16 de julho de 2020, pode ter consequência para a sua “capacidade de prestação de serviços”.

Se não tivermos permissão para transferir os dados entre países e regiões em que operamos, ou se formos impedidos de partilhar os dados entre os nossos produtos e serviços, a capacidade para promover os nossos serviços poderá ser afetada”, indicou a empresa dirigida por Mark Zuckerberg.

A razão fundamental para o possível “impacto” nos serviços é dificuldade que as maiores restrições de privacidade representam para poder personalizar os anúncios online, que é a principal fonte de rendimento da Meta.

Especificamente, a empresa que até outubro de 2021 se chamava Facebook citou a anulação pela justiça europeia do chamado “escudo de proteção”, um acordo entre a UE e os EUA para que as empresas possam transferir dados de utilizadores entre continentes.

O “escudo de proteção” foi invalidado pelo TJUE em julho de 2020, considerando que permitia a ingerência nos direitos fundamentais dos cidadãos europeus cujos dados são transferidos para os EUA e não concedia o nível adequado de garantias que o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) da EU pretende assegurar.

Em virtude do acordo, as empresas norte-americanas que processassem dados pessoais provenientes da UE deveriam ser registadas no sistema no Departamento de Comércio dos EUA e respeitar compromissos como informar o titular dos dados sobre o direito, se pretendessem transferi-los a terceiros e os motivos, ou nunca utilizar os dados para outra finalidade que não a original.

A decisão do tribunal obriga a Comissão Europeia (CE) a rever os regulamentos, que trabalhar para adaptar o RGDP ao caso específico dos EUA, onde está sediada grade parte das multinacionais tecnológicas, como a Meta.

A CE também está a manter negociações abertas com a Casa Branca para chegar a um novo acordo – herdeiro do “escudo de proteção” – que cumpre a decisão judicial, segundo as últimas informações do ‘site’ oficial na Internet.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dona do Facebook ameaça encerrar serviços na UE após decisão judicial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião