Eco do dinheiro. Portugal já paga mais caro para se financiar

  • ECO
  • 9 Fevereiro 2022

O novo ciclo da política monetária já se faz sentir nos custos de financiamento do Estado. O Tesouro está a pagar taxas bastante mais altas nas novas emissões.

  • Portugal já paga mais caro para se financiar. Mas custo médio de toda a dívida deverá continuar a descer. Veja o vídeo:

O Tesouro português foi hoje ao mercado para se financiar a nove e seis anos. O juro exigido foi bastante superior ao das operações anteriores. Os investidores exigiram agora 1% no prazo a nove anos, o que compara com 0,13% em julho, há apenas seis meses. Na maturidade a seis anos, a taxa foi de 0,6%, quando em junho tinha sido negativa em -0,16%.

Este rápido aumento traduz o agravamento dos juros exigidos no mercado, em consequência da entrada num novo ciclo da política monetária, marcado pela retirada progressiva dos estímulos e aumento das taxas de juro pelos bancos centrais para combater a inflação.

A tendência de subida intensificou-se na última semana, depois de a presidente do BCE não ter afastado a hipótese de aumentar os juros na Zona Euro ainda este ano, mudando o seu discurso.

Certo é já um aumento do custo médio do novo financiamento do Estado. Depois de 0,5% em 2020 e 0,6% em 2021, a taxa vai voltar a subir este ano, retirando margem orçamental ao Governo.

O custo total vai, no entanto, descer. Isto porque a taxa média será sempre inferior aos 2,2% pagos atualmente em toda a dívida pública.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eco do dinheiro. Portugal já paga mais caro para se financiar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião