Trabalhadores dos hospitais privados têm aumento salarial médio de 5,2%

A revisão do contrato coletivo de trabalho contemplou aumentos salariais para um universo de 19.100 colaboradores de hospitais privados.

Com a revisão do contrato coletivo de trabalho, cerca de 19 mil funcionários dos hospitais privados vão ter aumentos salariais este ano, segundo anunciou a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), esta quarta-feira. A subida na remuneração destes funcionários é, em média, de 5,2%.

“A APHP e a Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESHAT) chegaram a acordo e assinaram a revisão do contrato coletivo de trabalho, que assegura aumentos salariais para um universo de 19.100 colaboradores dos hospitais privados portugueses”, adiantou a associação, em comunicado.

A medida, que se aplica retroativamente, a partir do dia 1 de janeiro de 2022, terá um impacto anual de aproximadamente 10,5 milhões de euros. Estão em causa 47 categorias profissionais, sendo que o acordo prevê um aumento médio de 5,2% das retribuições. Foi também acordado que o valor diário do subsídio de alimentação sobe para 5,8 euros.

Este acordo é “muito importante porque constitui a melhoria das condições de muitos profissionais que trabalham nos hospitais privados, mas também porque representa um aprofundamento do diálogo social entre a associação que representa os hospitais privados e as estruturas sindicais que representam os colaboradores, o que é um passo justo neste pós-pandemia”, salienta Óscar Gaspar, presidente da APHP, citado no comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores dos hospitais privados têm aumento salarial médio de 5,2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião