ESA seleciona 13 dos 320 candidatos portugueses a astronauta para a fase de testes psicológicos

  • Lusa
  • 10 Fevereiro 2022

Agora, os 13 passam à fase de testes de desempenho psicológico. A ESA espera anunciar os novos astronautas no outono.

Treze dos 320 portugueses que apresentaram uma candidatura válida ao processo de recrutamento de astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA) foram selecionados para a fase de testes de desempenho psicológico, anunciou esta quinta-feira a ESA. Dos 13 portugueses selecionados para segunda fase, três são mulheres.

A ESA abriu em março do ano passado um novo processo de recrutamento de astronautas, incluindo pela primeira vez astronautas com alguma deficiência física, tendo validado mais de 22 mil candidaturas, das quais mais de 1.300 (a maioria de homens) seguiram para a fase de testes de desempenho psicológico.

A nacionalidade dos 27 candidatos com alguma deficiência física selecionados para esta fase não foi divulgada. Segundo a agência espacial portuguesa Portugal Space, quase todos os candidatos europeus já realizaram os referidos testes.

Em comunicado, a ESA adianta que os candidatos que forem bem-sucedidos na segunda fase vão participar numa série de entrevistas psicológicas e testes em grupo antes dos testes médicos, previstos para maio e junho. Os candidatos que passem com êxito cada uma destas etapas serão selecionados para entrevistas finais de recrutamento, agendadas para setembro. A ESA espera anunciar os novos astronautas no outono.

O novo processo de recrutamento prevê a seleção de quatro a seis pessoas para a equipa permanente de astronautas da agência e um máximo de 20 pessoas para fazerem parte de uma reserva, incluindo um astronauta com deficiência física.

Desde 2008 que a ESA, da qual Portugal é Estado-membro desde 2000, não recrutava astronautas. Fê-lo em 2021 a pensar em futuras missões à Lua ou mesmo a Marte e tendo em vista aumentar o número de mulheres no espaço.

Na anterior campanha de recrutamento, a ESA selecionou seis astronautas, incluindo uma mulher, a italiana Samantha Cristoforetti, que este ano se tornará na primeira mulher europeia a comandar a Estação Espacial Internacional.

Atualmente, o corpo ativo de astronautas da ESA é formado por sete astronautas – de Itália (2), Alemanha (2), Reino Unido (1), Dinamarca (1) e França (1).

Em comunicado, Hugo Costa, membro da direção da Portugal Space, felicitou os 13 portugueses selecionados para a segunda fase do recrutamento de astronautas europeus. “Com 13 portugueses ainda nesta corrida podemos continuar a alimentar o sonho de ter o primeiro astronauta português“, afirmou.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ESA seleciona 13 dos 320 candidatos portugueses a astronauta para a fase de testes psicológicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião