Como viver isolado? Astronautas dão lições a partir do Espaço

  • Trabalho
  • 22 Setembro 2020

Liderar, comunicar, trabalhar em equipa e garantir o bem-estar individual, ser positivo e saber relativizar os problemas são algumas das lições dos astronautas que podem servir em tempos de pandemia.

Em março, enquanto milhões de pessoas ficavam, por tempo indeterminado, confinadas em suas casas, a NASA decidiu partilhar as estratégias utilizadas pelos astronautas para sobreviver em espaços confinados e totalmente isolados. No Espaço é fundamental saber comunicar, liderar e ser liderado, de cuidar do bem-estar individual, saber cooperar e garantir a vivência em grupo.

“Para praticar uma boa liderança, aceite a responsabilidade. Ajuste o seu estilo de liderança ao seu ambiente. Aceite tarefas e defina objetivos. Lidere através do exemplo. Dê direções, informação, feedback, coaching e encorajamento. Garanta que as suas equipas têm recursos. Fale quando algo não estiver bem. Faça perguntas. Ofereça soluções, não apenas problemas“, explica a NASA, no comunicado oficial.

Num vídeo publicado no Youtube, a astronauta da NASA Anne McClain explica cada uma das cinco competências fundamentais para o sucesso das equipas no Espaço.

Já o ex-austronauta canadiano Chris Hadfield, destaca as sete estratégias fundamentais para os astronautas manterem o equilíbrio e garantirem um bom desempenho, enquanto estão isolados a milhares de quilómetros da Terra.

Numa estação espacial não é possível fugir. Aceitar a realidade é o primeiro passo, revela Chris Hadfield. Além disso, em momentos de maior tensão, o astronauta ficava sozinho durante 30 minutos e repunha a sua energia para conservar um estado de espírito positivo.

Não esquecer a comunicação. Chris Hadfield tirou partido da internet para comunicar através de redes como o LinkedIn, o Twitter e até o Youtube onde, em 2013, publicou um vídeo que conta com mais de 46 milhões de visualizações. Garante que foi essencial para o bem-estar psicológico.

Nos momentos em que a nave perdia a comunicação com a missão de controlo em Terra, conta Hadfield, os astronautas aproveitavam para fazer uma pausa. Ou seja, mesmo numa cultura de teletrabalho “always on”, é importante fazer pausas e recarregar energias.

Por fim, a possibilidade dos astronautas fazerem zoom-out em relação ao planeta Terra e aos problemas do mundo ajuda-os a relativizar e a entender que, enquanto seres humanos, afinal não existem assim tantas diferenças. Neste caso, é fundamental colocar os problemas e as situações do dia-a-dia em perspetiva e ser otimista, sublinha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como viver isolado? Astronautas dão lições a partir do Espaço

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião