Nas notícias lá fora: Kuwait, camionistas e Twitter

  • ECO
  • 11 Fevereiro 2022

Do Kuwait à paralisação dos camionistas no Canadá, passando pelas perdas do Twitter, conheça as notícias que estão a marcar o dia lá fora.

O Kuwait quer instalar uma ofensiva global de investimentos em Espanha, enquanto a paralisação dos camionistas no Canadá está a criar problemas na indústria automóvel. Na tecnologia, destaque para o Twiiter com perdas de 221 milhões de dólares em 2021. Conheça estas e outras notícias que estão a marcar o dia lá fora.

Expansión

Kuwait escolhe Espanha para instalar ofensiva global de investimentos

O Estado do Kuwait, que controla um dos maiores fundos soberanos do mundo, escolheu Espanha para instalar o seu centro de operações, naquela que representa uma nova ofensiva global de investimentos. A Enertech, uma das grandes empresas do grupo Kuwait Investment Kuwait Authority (KIA), estabeleceu as empresas Enertech European Holding e A1 Water & Energy Group Europe (A1Weg Europe) em Espanha, através das quais canalizará investimentos para aquele país, mas também para o resto da Europa, América Latina e África. No conjunto, os investimentos que o grupo kuwaitiano pretende mobilizar somam 6.200 milhões de dólares (cerca de 5.500 milhões de euros).

Leia a notícia completa no Expansión (acesso pago, conteúdo em espanhol)

The New York Times

Bloqueios dos camionistas canadianos criam problemas na indústria automóvel

O bloqueio de camiões pelos canadianos que protestam contra as restrições da Covid-19 está a criar problemas na indústria automóvel, forçando a Ford, a General Motors e outras multinacionais a encerrar fábricas ou a reduzir a produção. A demonstração de camiões do autoproclamado ‘Freedom Convoy’ (Comboio da Liberdade) entrou no seu quarto dia na Ambassador Bridge que lia Windsor (Ontário) a Detroit (estado norte-americano do Michigan), interrompendo o fluxo de peças de automóvel e outros produtos entre os Estados Unidos o Canadá. Com o aumento da pressão política e económica, o presidente da câmara de Windsor, Dre Dilkens, anunciou que a cidade vai procurar agir judicialmente para terminar com a ocupação de dezenas de camiões. “O dano económico não é sustentável e deve acabar”, disse.

Leia a notícia completa no The New York Times (acesso livre, conteúdo em inglês)

Bloomberg

Twitter anuncia perdas de 221 milhões de dólares em 2021

A empresa da rede social Twitter perdeu 221 milhões de dólares (194 milhões de euros) em 2021, uma melhoria significativa face às perdas do ano precedente, que foram cinco vezes maiores. Em 2021, a empresa de San Francisco, na Califórnia, faturou 5,077 mil milhões de dólares, mais 37% que em 2020, oriundos fundamentalmente da publicidade em linha. Cerca de 90% destas receitas vêm da venda de espaços publicitários na rede social e 10% da venda de dados a terceiros. A empresa dirigida por Parag Agrawal por acidente publicou antecipadamente os resultados do segundo trimestre, novamente uma perda, que levou os investidores a castigar imediatamente os títulos em bolsa.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Sky

Renzi acusa justiça italiana de financiamento ilegal

O ex-primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, criticou duramente os magistrados que, na quarta-feira, pediram a sua demissão por financiamento ilegal de um partido político. “Sou inocente e espero que os juízes também sejam”, referiu, em declarações à Rádio Leopolda, onde os acusou de “violar a lei e a Constituição”. Investigado pelo Ministério Público de Florença, Renzi, chefe de Governo entre 2014 e 2016, realçou que aqueles magistrados consideram a sua família “uma associação de criminosos”. A audiência preliminar está marcada para 4 de abril e um juiz decidirá, a partir dessa data, se a acusação tem provas suficientes para levar Renzi a julgamento. No final da investigação, que começou em 2019, os procuradores acusaram Matteo Renzi de se ter beneficiado ilegalmente, na qualidade de político, através de financiamento pela fundação Open, sobre a qual teria privilégios ocultos.

Leia a notícia completa na Sky (acesso livre, conteúdo em italiano)

Reuters

Austrália deixa cair acusação a alegado cartel dos bancos Citi e Deutsche Bank

As autoridades australianas decidiram retirar o processo judicial contra o Citigroup, o Deutsche Bank e quatro ex-gestores destes bancos, naquele que seria o maior julgamento de um crime de colarinho branco no país. Em causa estava uma emissão de ações no valor de 1,8 mil milhões de dólares que, segundo a investigação, tinha sido feita numa conduta de cartel. Após quatro anos de pré-julgamento, os procuradores decidiram retirar as acusações por já não haver perspetivas razoáveis de condenação. Com esta decisão, os gestores deixam de estar em risco de ir para a prisão, sendo que arriscavam uma pena de dez anos.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Kuwait, camionistas e Twitter

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião