Gasolina premium volta a ultrapassar dois euros por litro

Em algumas bombas, já se vende gasolina 98 premium acima dos dois euros por litro. Preços dos combustíveis voltam a subir na próxima semana, com o petróleo cada vez mais perto de 93 dólares o barril.

Os combustíveis rodoviários estão novamente a ficar mais caros. As tensões entre a Rússia e a Ucrânia têm elevado os preços do petróleo bem acima dos 90 dólares por barril, refletindo-se na hora de atestar o depósito do automóvel. Ora, à semelhança do que aconteceu em meados de outubro, já há quem pague mais de dois euros por litro de gasolina 98 premium.

É o caso da bomba da Cepsa em Alvalade, ou mais a norte, na de Tondela, onde o litro de gasolina 98 premium vendeu-se esta semana a 2,029 euros, segundo dados do portal Mais Gasolina, um agregador de preços reportados pelos utilizadores, atualizados em 7 de fevereiro. Na maioria das bombas da BP, a gasolina ultimate 98 ronda também 1,999 euros por litro, segundo a mesma fonte.

A tendência vai continuar a ser de subida. A partir de segunda-feira, as famílias portuguesas vão pagar mais para encher o depósito do carro, algo que acontece há oito semanas consecutivas. De acordo com o Jornal de Negócios, tanto a gasolina simples 95 como o gasóleo deverão subir um cêntimo por litro. Feitas as contas, a gasolina avança para um preço de referência de 1,796 euros por litro, enquanto o diesel deverá custar 1,641 euros por litro.

Desde o início do ano, segundo a Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), o preço médio de venda ao público da gasolina já subiu 11 cêntimos, para 1,83 euros por litro, enquanto o gasóleo aumentou já 13 cêntimos por litro, para uma média de 1,707 euros.

Os preços altos dos combustíveis foram um tema quente no final do ano passado. Com a retoma da economia depois do choque da Covid-19, aumentou a procura por petróleo, fazendo subir os preços do barril e derivados nos mercados internacionais. Para mitigar o impacto nas carteiras dos portugueses e das empresas, o Governo avançou com algumas medidas temporárias de apoio.

Uma delas foi a criação do programa AutoVoucher, que até março permite aos portugueses inscritos o reembolso de cinco euros por cada mês, desde novembro até março, seja qual for o consumo. Por exemplo, um cidadão que se inscreva agora, mesmo que só abasteça no mês que vem, recebe o apoio com retroativos, no valor total de 25 euros.

O Executivo decidiu também aplicar um desconto de dois cêntimos no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) até final de janeiro, mas a medida foi recentemente prolongada até final de abril. Para operadores de táxis e autocarros, criou um apoio específico em dinheiro.

Além disso, com a viragem do ano, para travar uma subida mais acentuada dos combustíveis, o Governo decidiu congelar o aumento da taxa de carbono até março. Sem esta medida, estimava que gasolina e gasóleo ficariam cinco cêntimos por litro mais caros logo no início do ano.

A última medida gerou fortes críticas do setor. Foi proposto e aprovado na Assembleia da República um diploma que permite limitar as margens máximas na venda dos combustíveis. As gasolineiras contestaram e a associação representativa veio acusar o Governo de não querer ceder naquilo que mais contribui para os preços altos dos combustíveis: a componente dos impostos.

Esta sexta-feira, o barril de Brent, referência para as importações nacionais, encarecia 1,39% em Londres, para 92,66 dólares, um máximo de 2014. O norte-americano WTI subia 1,44%, para 91,17 dólares o barril.

(Notícia atualizada às 17h15 com preços médios registados pela ENSE)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasolina premium volta a ultrapassar dois euros por litro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião