Portugal foi o 4.º melhor da Europa em incorporação renovável na eletricidade em janeiro

  • Lusa
  • 14 Fevereiro 2022

No primeiro mês do ano, em Portugal Continental foram gerados 4.085 gigawatts-hora (GWh) de eletricidade, dos quais 59,7% foram de origem renovável.

Portugal foi o quarto país da Europa com maior incorporação renovável na geração de eletricidade, em janeiro, com 59,7%, ficando atrás da Noruega, Dinamarca e Áustria, segundo dados da APREN, divulgados esta segunda-feira.

De acordo com o Boletim de Eletricidade Renovável da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), em Portugal Continental foram gerados 4.085 gigawatts-hora (GWh) de eletricidade, no mês de janeiro, dos quais 59,7% foram de origem renovável.

“Entre dia 1 e 31 de janeiro de 2022, Portugal foi o quarto país com maior incorporação renovável na geração de eletricidade, ficando atrás da Noruega, Dinamarca e Áustria, que obtiveram 99,5%, 76,2% e 66,5%, respetivamente, a partir de FER [fontes de energia renovável]”, apontou a associação.

No mês em análise, o preço médio horário registado no Mercado Ibérico de Eletricidade (MIBEL) em Portugal foi de 201,89 euros por megawatt-hora (MWh), o que “representa um aumento superior ao triplo face ao período homólogo do ano passado”, apontou a APREN.

“No mesmo período foram registadas 12 horas não consecutivas em que a geração renovável foi suficiente para suprir o consumo de eletricidade de Portugal Continental, com um preço horário médio no MIBEL de 177,68 euro/MWh”, acrescentou a associação.

No primeiro mês do ano, o setor eletroprodutor emitiu um total de 0,5 milhões de toneladas-equivalentes de dióxido de carbono (MtCO2eq), sendo que o setor da eletricidade renovável evitou a emissão de 0,7 MtCO2eq.

Já o Comércio Europeu de Licenças de Emissão de CO2 (CELE) registou um preço médio de 84,3 euros por tonelada de CO2 (tCO2), representando um aumento superior ao dobro face a janeiro de 2021.

Segundo a análise da APREN aos dados da REN – Redes Energéticas Nacionais, no mês em análise, o sistema elétrico de Portugal Continental registou importações de eletricidade equivalentes a 982 GWh e exportações de 211 GWh, resultando num saldo importador de 771 GWh.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal foi o 4.º melhor da Europa em incorporação renovável na eletricidade em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião