Turismo de Portugal pretende capacitar 75.000 profissionais até 2025

A iniciativa "Formação +Próxima" conta com o apoio de 50 autarquias enquanto agentes mais próximos das realidades locais e mobilizadores da mudança estratégia que se pretende alcançar no território.

Fevereiro marca o arranque do projeto “Formação +Próxima” do Turismo de Portugal. A iniciativa conta com o apoio de 50 autarquias de todo o país e tem como objetivo capacitar 75.000 profissionais do setor até 2025, de forma gratuita e adaptada às necessidades locais de cada município.

Dirigida a empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais, a formação “pretende contribuir para um maior conhecimento das autarquias e dos seus agentes, através de processos de upskilling e reskilling que contribuam para acrescentar valor ao tecido empresarial local e aos respetivos territórios”, lê-se em comunicado.

A iniciativa do Turismo de Portugal, desenvolvida pelas Escolas do Turismo de Portugal em parceria com as autarquias enquanto agentes mais próximos das realidades locais e mobilizadores da mudança estratégia que se pretende alcançar no território em que se inserem, propõe-se ainda ser um instrumento de captação de talento, qualificando pessoas de outros setores e/ou desempregadas que queiram ingressar no setor do turismo.

A ação corporiza uma das estratégias de captação e valorização de talento defendidas por Luís Araújo, à frente do Turismo de Portugal até 2026, em entrevista à Pessoas, para a edição de janeiro/fevereiro da revista. Mais do que o digital ou a sustentabilidade, é nas pessoas que o gestor considera que reside o maior desafio do setor. Para o presidente do Turismo de Portugal há que trabalhar seriamente na retenção dos colaboradores e tornar o setor mais atrativo para que não acelere a fuga impulsionada pela pandemia. Para mais que, estima-se, faltem mais de 40 mil trabalhadores para suprir as suas necessidades e ambições de crescimento.

Leia a entrevista completa a Luís Araújo aqui.

 

Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, em entrevista ao ECO/Pessoas - 14DEZ21
Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.Hugo Amaral/ECO

A 17 de fevereiro, pelas 09h30, o presidente do Turismo de Portugal, assinala o arranque deste projeto na abertura da sessão “Personalização do Atendimento”, que decorre na Business Factory (Ericeira), em parceria com o município de Mafra. A

s próximas ações de formação realizam-se em Viana do Castelo, Armamar, Condeixa, Óbidos e Tavira, subordinadas a temas tão abrangentes como linhas de apoio ao financiamento, boas práticas de higiene e segurança, atendimento, valorização do território, planeamento e gestão de produtos turísticos, entre outras.

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