Mercado livre de eletricidade tem 5,4 milhões de clientes
O mercado livre de eletricidade chegou ao fim de 2021 com 5,4 milhões de clientes. É 85% do total de clientes de luz em Portugal.
O mercado livre (ML) de eletricidade fechou 2021 com mais de 5,4 milhões de clientes, um aumento homólogo de 1,9%, representando mais de 85% do número total de clientes, informou esta quinta-feira a ERSE.
De acordo com o Boletim do Mercado Liberalizado de Eletricidade – dezembro de 2021, da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o mercado livre alcançou um número acumulado superior a 5,4 milhões de clientes em dezembro de 2021, com um aumento líquido de cerca de 6,5 mil clientes face ao mês anterior, e representou um crescimento de aproximadamente 1,9% face ao mês homólogo de 2020.
O consumo de eletricidade no mercado livre atingiu 42.083 GWh em dezembro passado, um acréscimo de 0,2% face ao final de 2020, correspondendo a cerca de 94% da eletricidade consumida em Portugal Continental (nos Açores e Madeira exista apenas um fornecedor, que é comercializador de último recurso – CUR).
Ainda em dezembro, cerca de 39 mil clientes (1,1% do número total de clientes) mudaram de fornecedor no mercado liberalizado, enquanto 4.092 trocaram o fornecimento feito pelo CUR por um fornecimento em mercado.
Apesar da passagem da carteira de clientes dos comercializadores HEN, da Enat e da PH Energia – que não suportaram a subida dos preços da energia – para o CUR, através da ativação do fornecimento supletivo, relativamente ao mês homólogo, o número de clientes no mercado regulado apresentou uma redução de 3,7%, tendo o seu maior impacto sido em termos de consumo, com um aumento de 12,2% face a dezembro de 2020, refere a ERSE no boletim.
Entre os comercializadores de eletricidade, a EDP Comercial manteve em dezembro a sua posição como principal operador no mercado livre em número de clientes (74%) e em consumo (42%). Face a novembro, a sua quota reduziu-se 0,1 pontos percentuais (p.p.) em número de clientes e, em contrapartida, em termos de consumo, a sua quota registou um aumento de 0,1 p.p. relativamente ao mês anterior.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mercado livre de eletricidade tem 5,4 milhões de clientes
{{ noCommentsLabel }}