Hoje nas notícias: Novobanco, SNS e crédito à habitação

  • ECO
  • 18 Fevereiro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Novobanco vai avançar com um novo pedido de capital ao Fundo de Resolução e a EDP prepara-se para mudar a sua marca. Até 2024, as famílias vão pagar mais 994 milhões em juros pelo crédito à habitação.

Mesmo com lucros, Novobanco prepara pedido de capital ao Fundo de Resolução

O Novobanco está a preparar mais um pedido de capital ao Fundo de Resolução, num ano em que terá registado lucros de cerca de 200 milhões de euros, avança o Jornal Económico. O objetivo do pedido é repor rácios de capital, mas o montante exato ainda está a ser discutido.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

Famílias vão pagar mais 994 milhões de euros pelo crédito à habitação até 2024

Os juros negativos estão a chegar ao fim, com os mercados a antecipar que as taxas Euribor sejam positivas no final deste ano. Isto faz aumentar a prestação média mensal do crédito à habitação, que pode subir 18 euros até dezembro e 38 euros até final de 2023. Olhando para o agregado, isto representa um agravamento de encargos para as famílias de 993,6 milhões de euros, em dois anos.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso condicionado).

SNS pagou 530 milhões de euros em prestações de serviço e horas extras

Em 2021, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) pagou 142 milhões de euros em prestações de serviço e 388 milhões em horas extraordinárias, num ano marcado pela pandemia e que levou os profissionais de saúde a baterem recordes das horas extra, segundo dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) fornecidos ao Público. No total, a despesa com estas duas situações custou 530 milhões de euros aos cofres do Estado.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Hotéis com falta de trabalhadores pagam prémio para recrutar

A falta de mão-de-obra na hotelaria está a levar as empresas do setor a recorrer às redes sociais, a entrevistas à distância e até a oferecer prémios para atraírem funcionários para trabalhar. O presidente da Associação da Hotelaria de Portugal não se surpreende com este esforço, sinalizando que há “cerca de 30 mil postos de trabalho” por preencher no setor. De acordo com o Correio da Manhã, o grupo Altis é um destes casos, estando a oferecer prémios de 350 euros até 15 de abril.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

EDP lança operação milionária de mudança de marca

A EDP vai voltar a mudar a sua imagem. A elétrica portuguesa liderada por Miguel Stilwell d’Andrade contratou a agência Havas para redesenhar a marcar a nível global, numa operação milionária que vai passar por um novo logótipo e que deverá ser oficializada dentro de semanas. Segundo o Expresso, a Havas vai receber, pelo menos, um milhão de euros por esta operação.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Novobanco, SNS e crédito à habitação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião