Vodafone admite que talvez nunca venha a saber razão do ciberataque

  • Lusa
  • 18 Fevereiro 2022

Operadora publicou carta aberta nos jornais onde admite que talvez nunca venha a saber qual a razão por detrás do ciberataque de que foi alvo este mês.

A Vodafone Portugal afirma que não sabe e que talvez nunca venha a saber a razão do ciberataque de que foi alvo, que desligou “escolas, hospitais e bombeiros”, numa carta aberta publicada nos jornais esta sexta-feira.

Com o título “uma força que nunca se apaga”, a operadora de telecomunicações liderada por Mário Vaz recorda que no dia 7 de fevereiro viveu um “‘blackout‘” (apagão). “Desligaram escolas, hospitais e bombeiros, empresas, famílias, pessoas, desligaram a vida de milhões de portugueses”, salienta a Vodafone.

“Não sabemos, e se calhar nunca vamos saber, porquê. Talvez a ideia de que conseguiriam destruir o que somos, aquilo que trabalhamos e construímos todos os dias, com colaboradores, clientes, parceiros, Estado e sociedade civil”, prossegue.

“Sabemos que a tecnologia tem um poder astronómico, mas o que nos distingue é o que fazemos com ela”, sublinha, asseverando que, do lado da operadora, esta “estará sempre ao serviço do bem”.

A Vodafone Portugal foi alvo de um ciberataque que afetou a sua rede e os seus quatro milhões de clientes. “Estaremos sempre do lado certo, esta é a força que nunca vão conseguir apagar”, remata a operadora na carta aberta.

Neste ataque sem precedentes, a Vodafone foi confrontada, cerca das 21h00 de 07 de fevereiro “com uma interrupção abrupta da quase totalidade” dos seus serviços de comunicações, com exceção do serviço fixo de Internet e de uma “parte expressiva ainda de clientes de televisão”, afirmou o presidente executivo da operadora, Mário Vaz, em conferência de imprensa no dia seguinte.

“Para terem uma noção da dimensão e do objetivo deste ataque foi claramente tornar indisponível a nossa rede e com um nível de gravidade para dificultar ao máximo a recuperação dos serviços”, sublinhou o gestor, na altura.

A operadora tem dito que não há indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vodafone admite que talvez nunca venha a saber razão do ciberataque

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião