Governo combate seca com novas restrições na rega e lavagens, diz ministro

  • Lusa
  • 23 Fevereiro 2022

Decorre hoje a primeira de cinco reuniões, lideradas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), para avaliar as novas medidas técnicas a tomar contra a seca.

A rega de espaços verdes, a lavagem das ruas e de equipamentos são algumas das atividades que poderão ser condicionadas para poupar água, conforme decisões que começam esta quarta-feira a ser tomadas, anunciou o ministro do Ambiente.

Quanto à proibição de produzir de eletricidade em cinco barragens da EDP, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, confirmou que esta medida se mantém e que outras medidas podem vir a ser tomadas em breve. A RTP avançou entretanto que esta suspensão pode prolongar-se durante vários meses, até ao final do ano hidrológico, em setembro.

A decisão foi tomada e a suspensão existe. Tem de haver caudal ecológico. Castelo de Bode está a bombar e está a bombar imposto por nós, que é a quantidade mínima para que o rio esteja vivo, para que exista rio Zêzere. Não há decisão extra a ser tomada. As decisões a serem tomadas vão ser pela APA em cada região”, disse o ministro esta quarta-feira em declarações aos jornalistas, lembrando que “no passado já teve de se levar água em camiões cisterna a alguns aglomerados” em casos de seca.

Neste momento, 91% do território português está já em seca severa ou extrema.

Em declarações aos jornalistas João Matos Fernandes indicou que na quarta-feira decorre a primeira de cinco reuniões, lideradas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), para avaliar as medidas técnicas a tomar contra a seca. A primeira reunião vai acontecer no Algarve, seguindo-se as restantes sub-regiões hidrográficas.

No final do encontro, em que participarão os municípios portugueses, “muito provavelmente” deverão ser decretadas “medidas concretas para a redução e para a poupança de água”, segundo o ministro do Ambiente e da Ação Climática.

Segundo Matos Fernandes, outro objetivo destas reuniões é existir um alinhamento para “uma grande campanha de poupança de água”.

“No imediato, aquilo que pode ser feito é muito provavelmente decretar novas medidas de restrição do uso de água, que passam sobretudo pela atividade agrícola, e por outras atividades urbanas”, acrescentou.

E adiantou que “a rega de espaços verdes, as lavagens de ruas, a lavagem de alguns equipamentos poderá vir a ser condicionada”.

“Vamos ver o que está a acontecer em cada região, porque cada região é diferente e cada situação de seca também é diferente”, afirmou o ministro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo combate seca com novas restrições na rega e lavagens, diz ministro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião