Atenção, hoje é o último dia para validar faturas para IRS

Termina esta sexta-feira o prazo para validar as faturas para efeitos de IRS. Este passo poderá ter impacto no valor do reembolso a receber.

O prazo para validar as suas faturas no portal e-Fatura para efeitos de IRS termina esta sexta-feira, dia 25 de fevereiro. Falhar este passo significa não beneficiar de todas as deduções à coleta, no acerto de contas com a Autoridade Tributária (AT). Ou seja, poderá ser pago um reembolso menos significativo.

Para validar as faturas, o contribuinte deve visitar o e-Fatura, portal no qual deve, antes de mais, inserir os dados de autenticação, que são os mesmos que os usados para aceder ao Portal das Finanças.

Depois, deve colocar as faturas que lhe aparecem pendentes (em destaque no topo da página), numa das 11 categorias disponíveis: saúde, educação, lares, habitação, reparação de automóveis, reparação de motociclos, restauração e alojamento, cabeleireiros, atividades veterinárias, passes mensais e despesas gerais familiares.

Convém explicar que grande parte das faturas emitidas no nome do contribuinte já deve estar encaixada automaticamente nas categorias adequadas, sendo necessário, nesse caso, somente verificá-las, de modo a garantir que todas as deduções estão devidamente aproveitadas ao máximo.

Para as demais (isto é, para as que estão suspensas), é que é preciso validar manualmente, encaixando-as na categoria correta, conforme o ECO explica no vídeo abaixo.

Os fiscalistas aconselham, por outro lado, que o contribuinte verifique se todas as faturas emitidas em seu nome foram efetivamente comunicadas às Finanças pelas entidades emissoras.

Deve ter em atenção, além disso, que, se tem filhos, deve consultar também as páginas deles no que diz respeito às faturas, validando-as e encaixando-as as categorias adequadas, para que no momento do acerto de contas com o Fisco obtenha o maior reembolso possível.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atenção, hoje é o último dia para validar faturas para IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião