ECO do Dinheiro. Invasão da Ucrânia trava subida do custo do crédito

A invasão da Ucrânia pela Rússia levou a uma descida das taxas Euribor, que servem de indexante no crédito à habitação. Vai o BCE subir os juros ainda este ano?

  • A invasão da Ucrânia pode travar a subida do custo do crédito? Veja o vídeo:

O aumento da inflação para níveis recorde empurrou a Zona Euro para um novo ciclo de política monetária. Depois de uma década de juros zero ou mesmo negativos, a perspetiva é que o Banco Central Europeu comece a subir as taxas diretoras ainda este ano.

Antecipando esse movimento, as taxas Euribor, que servem de indexante no crédito à habitação, têm vindo a subir desde meados de dezembro.

Nos últimos dias, com a escalada da tensão entre a Rússia e o Ocidente e a invasão do leste da Ucrânia por tropas russas, o movimento inverteu-se.

As taxas ficaram mais negativas em todos os prazos, sobretudo os mais longos. Baixaram de -0,28% para -0,33% na Euribor a 12 meses, de – 0,45% para -0,48% na Euribor a 6 meses, de -0,52% para perto de -0,53% na Euribor a 3 meses.

Porquê este comportamento do mercado? Se por um lado a invasão da Ucrânia pela Rússia está a fazer disparar os preços da energia, o que levará a mais inflação. Por outro, essa mesma inflação significa um imposto sobre as famílias e empresas e um travão ao crescimento económico. A que pode acrescer o impacto de um possível corte total no fornecimento de gás natural à Zona Euro, em particular em países como a Alemanha, a Itália ou a Holanda.

O que coloca o BCE num dilema. Ataca a inflação ou protege o crescimento económico e o emprego?

Depende se vai vingar a posição dos falcões, que querem juros mais altos o mais cedo possível, ou das pombas, que preferem uma atitude mais cautelosa. Quem tem a revisão da taxa do crédito à habitação este mês, com base na média da Euribor em janeiro, vai pagar mais uns euros.

Mas aquilo que até há semana passada parecia inevitável – a subida das taxas pelo BCE lá para setembro ou outubro – parece agora menos seguro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ECO do Dinheiro. Invasão da Ucrânia trava subida do custo do crédito

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião