5 coisas que vão marcar o dia

Qual foi o motor do crescimento do PIB em 2021? Terá a inflação acelerado em fevereiro? Estas questões serão respondidas esta segunda-feira. No final do dia, o BCP divulga os resultados de 2021.

Do turismo ao PIB e à inflação, esta segunda-feira está recheada de números a ser divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). No final do dia, o BCP irá divulgar os lucros que conseguiu obter em 2021. Este dia fica marcado por ser a última oportunidade dos portugueses para trocarem escudos por euros, 20 anos após a introdução da moeda única no país.

INE detalha crescimento do PIB de 4,9% em 2021

A surpresa chegou a 31 de janeiro, um dia depois das eleições legislativas: a economia portuguesa cresceu 4,9% no ano passado, superando a meta do Governo e as previsões da maioria das instituições — a diferença é justificada por revisões em trimestres anteriores, cuja informação não estava disponível a quem faz previsões. Esta segunda-feira o gabinete de estatísticas irá divulgar os detalhes do ano em que a economia recuperou da crise pandémica, mostrando a evolução do consumo, do investimento e das exportações em maior pormenor.

BCP divulga resultados de 2021

O banco nacional, que é o único cotado no PSI-20, apresenta esta segunda-feira os resultados do ano de 2021. A conferência de imprensa está marcada para as 17h, após o fecho dos mercados às 16h30. Até ao final do terceiro trimestre, os lucros do BCP tinham descido para 59,5 milhões de euros, de acordo com a informação divulgada pelo banco, o que representava uma queda de 59,3% face ao mesmo período de 2020. Este resultado incorporava provisões de 313,5 milhões de euros relativas aos riscos legais associados a créditos em francos suíços concedidos na Polónia onde o BCP tem o Bank Millennium.

Terá a inflação acelerado ainda mais em fevereiro?

No último dia do mês, como é habitual, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga a estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor, isto é, a taxa de inflação. A atenção dos economistas e dos investidores será maior neste mês de fevereiro uma vez que em janeiro a taxa atingiu os 3,3%, o valor mais elevado desde fevereiro de 2012. Será preciso esperar por quarta-feira para conhecer a taxa de inflação na Zona Euro divulgada pelo Eurostat. O valor será importante para a avaliação que o Banco Central Europeu (BCE) fará na reunião de política monetária a 10 de março.

Último dia para trocar escudos

Não há volta a dar: esta segunda-feira é o último dia para trocar os escudos que ainda possa ter por euros. 20 anos após a introdução do euro no dia-a-dia dos portugueses, esta é a última oportunidade para converter o valor da moeda nacional antiga. O Banco de Portugal tem lançado vários alertas ao longo dos últimos anos: a “troca pode ser feita presencialmente, nas tesourarias do Banco de Portugal, ou por correio, e abrange apenas cinco notas de escudo, todas da série dos Descobrimentos” uma vez que “as demais notas e as moedas de escudo já prescreveram e não podem ser trocadas”, explica o banco central.

Como está a retoma do turismo?

O virar do ano ainda foi condicionado para o setor do turismo com a propagação da Ómicron a prejudicar a retoma. Porém, em janeiro deste ano, apesar da escalada dos casos, a economia não terá sido afetada de forma significativa, pelo menos em comparação com janeiro de 2021 em que o país entrou no segundo confinamento geral. Esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE) mostra os dados da atividade turística no primeiro mês de 2022, o que permitirá medir o pulso ao setor neste momento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião