Inflação em Portugal acelera para 4,2% em fevereiro, um máximo da década

A taxa de inflação em Portugal acelerou para 4,2% em janeiro, contra os 3,3% verificados em janeiro. Os preços estão a subir ao ritmo mais elevado da década.

A taxa de inflação anual em Portugal acelerou em fevereiro para 4,2%, de acordo com a estimativa rápida divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) desta segunda-feira.

“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 4,2% em fevereiro (3,3% em janeiro). O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 3,2% (2,4% no mês anterior)“, indica o gabinete de estatísticas nacional. A variação média do IPC nos últimos 12 meses terá ficado em 1,8%.

A subida dos preços foi influenciada, sobretudo, pela componente energia. O instituto estima que a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos se situe em 14,9% em fevereiro, um valor acima dos 12,1% registados em janeiro. Já no caso dos produtos alimentares não transformados, este índice também acelerou de 3,4% para os 3,8%, revela o INE.

A variação do IPC fixou-se nos 0,4% em fevereiro face ao mês anterior, depois de atingir 0,3% em janeiro e -0,5% em fevereiro de 2021. No que diz respeito ao IHPC (Índice Harmonizado de Preços no Consumidor), o indicador utilizado na comparação de Portugal com a União Europeia, a variação ascendeu a 4,4% face aos 3,4% registados em janeiro.

O INE apresenta os dados definitivos para a inflação no próximo dia 10, mas frisa que estes “resultados tenderão a ser próximos dos definitivos, atendendo aos testes que efetuou internamente antes de iniciar a divulgação das estimativas rápidas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação em Portugal acelera para 4,2% em fevereiro, um máximo da década

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião