Hoje nas notícias: Aumentos salariais, Sines e CDS

  • ECO
  • 2 Março 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Da inflação ao terminal de Sines, passando pelas rescisões amigáveis no CDS, conheça as notícias que marcam a manhã desta quarta-feira.

Sines admite novo terminal para fazer chegar gás à Europa

O presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) afirma que “há capacidade para construir um novo terminal de gás natural liquefeito (GNL)” em Portugal e “aumentar a capacidade de armazenamento”. Estas declarações surgem depois de o comentador Luís Marques Mendes ter afirmado na SIC que Bruxelas se prepara para “incentivar as interconexões entre a Península Ibérica e França para levar gás até à Europa Central”, procurando uma alternativa à compra de gás à Rússia. Mas Sines só poderá avançar quando forem ultrapassados os constrangimentos técnicos nas interligações entre Espanha e França.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Inflação que conta ultrapassa aumentos salariais

Em fevereiro, a inflação que serve de referência aos aumentos salariais da Função Pública foi estimada em 1,82% (valor mais alto em quase nove anos), de acordo com o INE, o dobro dos aumentos de 0,9% dados pelo Governo no início de 2022, noticia o Jornal de Negócios. Além disso, a inflação provisória do mês passado supera mesmo o aumento extraordinário das pensões que vai ser pago com retroativos às pensões acima dos 600 euros, que perdem, assim, poder de compra.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

CDS já negoceia rescisões com funcionários

Depois de ter perdido a representação parlamentar nas eleições legislativas, o que veio reduzir fortemente a subvenção pública atribuída aos centristas, o CDS já está a reajustar despesas, negociando rescisões amigáveis com funcionários, segundo o Público. A situação financeira dos centristas já está a causar atritos entre Nuno Melo e a direção do partido.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Viagens esgotadas na Páscoa e verão com oferta reforçada

O alívio das restrições implementadas por causa da Covid-19 começa a impulsionar o turismo, com as viagens para a Páscoa praticamente esgotadas face à oferta existente, sobretudo nas partidas a 9 de abril. Também o verão já começa a ter procura, pelo que as operações poderão ser reforçadas para esta altura do ano.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

“Toda a gente tem de ganhar dinheiro no negócio do leite”

O presidente da Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite (Fenalac) aponta que o setor “não está a gerar a liquidez de outros tempos” e defende que “é urgente” repensar a estratégia de comunicação do setor leiteiro. Em entrevista ao Público, pede ainda à indústria “produtos de maior valor acrescentado”.

Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Aumentos salariais, Sines e CDS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião