Petrolífera ExxonMobil anuncia saída da Rússia e deixa de investir no país

  • Lusa
  • 2 Março 2022

A empresa norte-americana também vai sair do último grande projeto na Rússia e deixar de investir no país. Empresa é a gestora do projeto Sakhalin-1, no leste da Rússia e a norte do Japão.

A petrolífera norte-americana ExxonMobil anunciou que vai sair do último grande projeto na Rússia e deixar de investir no país, seguindo o exemplo de numerosos concorrentes internacionais, na sequência de invasão russa da Ucrânia.

Em nome de um consórcio que inclui filiais da empresa russa Rosneft, uma sociedade indiana e uma companhia japonesa, a ExxonMobil assegura a gestão, desde 1995, do projeto Sakhalin-1, no leste do país e a norte do Japão, do qual possui 30%.

“Em resposta aos recentes acontecimentos, estamos a iniciar o processo de encerramento das operações e a tomar medidas para sair gradualmente” do projeto petrolífero Sakhalin-1, disse o grupo, num comunicado divulgado na terça-feira.

“Dada a atual situação”, a Exxon sublinhou que não vai investir em novos projetos na Rússia, de acordo com a mesma nota.

Várias empresas decidiram sair da Rússia, a começar pelo setor da energia.

A ExxonMobil seguiu assim o exemplo de alguns dos concorrentes internacionais, como os grupos britânicos Shell e BP, o italiano Eni e o norueguês Equinor, que decidiram abandonar vários projetos conjuntos com empresas russas.

A TotalEnergies de França, por outro lado, optou por não deixar a Rússia, mas não vai voltar a investir no país.

O Governo russo anunciou na terça-feira estar a preparar legislação com restrições temporárias à saída de investidores estrangeiros.

A ExxonMobil salientou que a saída não seria imediata: “temos a obrigação de garantir a segurança das pessoas, a proteção do ambiente e a integridade das operações”.

O Sakhalin-1 é o único grande projeto da ExxonMobil na Rússia, depois de o grupo se ter retirado de duas ‘joint ventures’, na sequência da invasão da Crimeia, em 2014, e da imposição de sanções contra a Rússia. Recentemente, o grupo indicava no website ter cerca de mil trabalhadores e escritórios em Moscovo e São Petersburgo.

No último relatório anual, a ExxonMobil avaliou os ativos na Rússia em cerca de quatro mil milhões de dólares (3,6 mil milhões de euros), num ativo total de 217 mil milhões de dólares (195 mil milhões de euros).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petrolífera ExxonMobil anuncia saída da Rússia e deixa de investir no país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião