Grupo Philip Morris já investiu mais de 378 milhões de euros em Portugal através da Tabaqueira

  • Lusa
  • 2 Março 2022

Grupo Philip Morris investiu 378 milhões de euros em Portugal desde 1997, sendo que 157 milhões foram investidos só nos últimos dez anos. Exportações do grupo atingem 719 milhões em 2021.

O grupo Philip Morris investiu, desde a privatização da Tabaqueira em 1997, mais de 378 milhões de euros em Portugal, adiantou a empresa, num comunicado, em que deu conta das conclusões de um estudo.

Neste estudo, chamado “o Impacto da Atividade da Tabaqueira em Portugal”, elaborado pela consultora e auditora Carmo & Cerqueira, a empresa afirma que “posicionando-se como um dos principais centros de produção da PMI [Philip Morris International] a nível europeu, a Tabaqueira assume-se como um importante polo de atração de investimento direto estrangeiro em Portugal”.

Assim, “desde a sua privatização, em 1997, o grupo PMI já investiu mais de 378 milhões de euros no país. Só nos últimos dez anos, o valor investido rondou 157 milhões de euros, tendo permitido dotar a fábrica da Tabaqueira, localizada em Albarraque, no concelho de Sintra, dos processos e equipamentos mais avançados e eficientes, não apenas para expandir a sua capacidade produtiva, mas também para mitigar o impacto ambiental da sua atividade”.

De acordo com o estudo, “em 2020, as exportações do grupo atingiram 685 milhões de euros (o equivalente a 85% da produção total)” e em 2021 “ascenderam a 719 milhões de euros, o que faz deste o melhor ano de sempre na atividade da Tabaqueira”, indicou a empresa.

No ano passado, “a Tabaqueira contava com 1.023 trabalhadores de diferentes nacionalidades – número que, aos dias de hoje, já subiu para mais de 1.200 colaboradores”, indicou.

A Tabaqueira deu ainda conta de que as “compras de bens e serviços a fornecedores nacionais (excluindo Estado e banca) totalizaram 115,5 milhões de euros em 2019, cerca de 35% do valor total das aquisições da Tabaqueira (348 milhões de euros)”.

Por outro lado, a empresa “contribui igualmente de forma muito relevante para a receita fiscal do Estado, pagando em média 3,27 milhões de euros por dia em impostos e contribuições para a Segurança Social”.

Assim, “em 2020, no total, pagou aproximadamente 1.200 milhões de euros ao Estado”, sublinhou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo Philip Morris já investiu mais de 378 milhões de euros em Portugal através da Tabaqueira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião