Quando, onde, como e porquê se trabalha? 9 tendências na comunicação com o talento

Dos modelos híbridos à autonomia ou da necessidade de desconectar para depois conectar, estas são as nove tendências na comunicação com o talento que a LLYC antecipa para 2022.

Depois de um ano de transição, onde algumas tendências no mundo de trabalho se instalaram e outras desapareceram por completo, 2022 será o momento em que algumas estratégias se confirmarão ou que assistiremos as organizações a voltar às regras de jogo pré-pandemia, conclui o estudo “Tendências Talento 2022″da IDEASLLYC, onde a consultora enumera algumas das tendências que irão marcar a comunicação com o talento este ano.

“Não mudou apenas o quando e o a partir de onde se trabalha, mas também o como e o porque se trabalha para uma organização, porque isto depende cada vez menos da própria empresa e mais das pessoas que formam parte dela”, antecipa a LLYC.

Fique a conhecer as nove tendências que, segundo a LLYC, irão marcar a comunicação e gestão do talento em 2022:

1. Do formato híbrido à autonomia

“O novo modelo de trabalho irá exigir às empresas formas mais assíncronas de comunicar e trabalhar com as equipas. O real time perde relevância e cai a ditadura da reunião presencial ou online porque o foco está na conveniência”, refere empresa em comunicado.

2. Desconectar para conectar

O tempo converteu-se no elemento imprescindível das políticas de bem-estar das empresas. Os colaboradores estão “fatigados tecnologicamente” e “exigem um tempo de verdadeira desconexão digital”.

3. O terceiro espaço

“Além de casa e do escritório, estão a surgir novos espaços de proximidade, conveniência e sociabilização de equipas que respondem a necessidades imediatas dos colaboradores mais dinâmicos.”

4. Workcation

Trabalhar e estar de férias é cada vez mais possível, refere a LLYC. Pelo menos para quem pode trabalhar à distância, fora da sua residência habitual, ao mesmo tempo que desfruta de horas de lazer nas pausas e horas livres.

5. Rituais para a “destribalização”

“Se a pandemia transformou a empresa numa ‘tribo de pequenas tribos’, no pós-pandemia será necessário criar novos rituais além do tradicional team building, que permitam fomentar com naturalidade as relações interpessoais.”

6. Da grande fuga (de talento) à reformulação cultural

É cada vez mais difícil reter os talentos. “Estamos num verdadeiro momento de viragem, é preferível aumentar o vínculo e o engagement dos profissionais do que apostar em evitar uma saída.”

7. Mentalidade pull

“A estratégia de recrutamento está a mudar por completo e o inbound recruiting põe o foco no potencial candidato e não no empregador. As empresas passam de uma mentalidade push para com os seus potenciais talentos a uma estratégia pull”.

8. Recrutamento pelo que saberás (no futuro)

Num contexto de grande rotatividade, as empresas procuram cada vez mais perfis que sejam “capazes de gerir e resolver um grande volume de problemas, de imprevistos e de se moverem em ambientes de mudança constante”.

9. Total experience

“A experiência do cliente, a experiência do colaborador, a experiência do utilizador e a multi-experiência combinam-se para criar um ecossistema de experiência completo dentro e fora das organizações. Bem-vindos à Total Experience.”

Para conhecer o relatório completo, clique aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quando, onde, como e porquê se trabalha? 9 tendências na comunicação com o talento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião