Sanções aplicadas à Rússia deverão incluir criptomoedas

Existirá consenso entre os líderes da União Europeia para incluir as criptomoedas nas sanções contra a Rússia, segundo o ministro das Finanças francês.

Várias potências mundiais estão a avançar com sanções contra a Rússia, devido à invasão da Ucrânia, que começou na semana passada. Governantes envolvidos no assunto sinalizam que estas medidas também deverão incluir criptomoedas e ativos digitais, meios que poderão ser usados para fugir às sanções.

O ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, saudou as últimas sanções da União Europeia (UE) contra a Rússia e defendeu que essas também incluiriam medidas sobre criptomoedas, em declarações citadas pela Reuters. O responsável salientou também que existe um amplo acordo entre os líderes da UE de que as criptomoedas não devem ser negligenciadas nas sanções russas.

A UE já chegou a acordo para excluir sete bancos russos do sistema bancário SWIFT, e avançou também com uma “lista negra” de indivíduos e empresas russas a quem serão aplicadas sanções.

Já Christian Lindner, ministro das Finanças alemão, apontou mesmo que também deveriam ser dados passos para impedir que indivíduos e instituições listadas nas sanções mudem para ativos digitais que não estão regulamentados.

O presidente da Reserva Federal norte-americana também se debruçou sobre este assunto, reiterando que a invasão da Ucrânia pela Rússia pode enfatizar a necessidade de regulamentação de criptomoedas, para impedir que indivíduos sancionados usem criptomoedas para fugir às sanções.

“[O conflito Ucrânia-Rússia] sublinhou a necessidade de ação do Congresso sobre finanças digitais, incluindo criptomoedas”, disse Jerome Powell, esta quarta-feira. “Temos essa indústria emergente que tem muitas partes, e não existe o tipo de estrutura regulatória que tem de existir”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sanções aplicadas à Rússia deverão incluir criptomoedas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião