Depois da Ucrânia, Geórgia também apresenta pedido formal para entrar na União Europeia

A Geórgia, que faz fronteira com a Rússia, apresentou esta quinta-feira um pedido formal para fazer parte da União Europeia. Pertenceu à União Soviética durante grande parte do século XX.

A Geórgia apresentou um pedido formal para entrar na União Europeia, avança a agência AFP, citando o primeiro-ministro Irakli Garibashvili. O requerimento surge dias depois de a Ucrânia também ter apresentado um pedido no mesmo sentido.

Os pedidos de ambos os países surgem depois da invasão da Rússia à Ucrânia, desencadeada por Vladimir Putin há exatamente uma semana. A Geórgia também fez parte da União Soviética entre 1922 e 1991 e, a norte, partilha fronteira com a Rússia.

A intenção já vinha a ser noticiada pela imprensa internacional. Na quarta-feira, Irakli Kobakhidze, líder do partido que governa o país, anunciou que seria submetido o pedido esta quinta-feira. O político apelou à revisão do requerimento com “caráter de urgência” e pediu para que a Geórgia obtenha já o estatuto de “candidata à União Europeia”.

Esta notícia representa mais um caso de aproximação de um país vizinho da Rússia ao mundo ocidental. Algo que deve ser visto à luz da invasão russa à Ucrânia, numa altura em que o Kremlin quer assegurar que o país presidido por Volodymyr Zelensky permanece na esfera de influência russa.

(Notícia atualizada pela última vez as 14h51)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois da Ucrânia, Geórgia também apresenta pedido formal para entrar na União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião