Sociedades de advogados da ASAP vão dar apoio jurídico gratuito a refugiados ucranianos

Face ao conflito militar entre a Rússia e a Ucrânia, a Associação das Sociedades de Advogados de Portugal vai passar a oferecer apoio jurídico gratuito aos refugiados ucranianos.

A Associação das Sociedades de Advogados de Portugal (ASAP) anunciou que os escritórios associados vão passar a oferecer apoio jurídico em regime de probono aos refugiados ucranianos que cheguem a Portugal.

“Face à terrível situação de conflito militar grave existente e à crise de refugiados que vem aumentando de dia para dia, as sociedades de advogados associadas na ASAP disponibilizam-se para oferecer apoio jurídico pro bono aos refugiados ucranianos que cheguem a Portugal e dele necessitem”, referem em comunicado.

A ASAP pede assim que todos os profissionais que estejam disponíveis que se inscrevam junto da associação ou das suas respetivas sociedades de advogados. “Estamos sempre do lado da solidariedade”, sublinham.

Também a Ordem dos Advogados (OA) já contabiliza mais de 1.000 profissionais que se disponibilizaram para prestar serviços pro bono aos cidadãos ucranianos. A lista de advogados disponíveis encontra-se disponível aqui

Esta task force jurídica visa dar apoio para a elaboração de autorizações de saída de menores do território ucraniano, reconhecimento de assinaturas, obtenção de vistos, autorizações de residência, aquisição de nacionalidade, entre outras questões legais que este cenário suscita.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sociedades de advogados da ASAP vão dar apoio jurídico gratuito a refugiados ucranianos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião