EUA e Reino Unido acrescentam mais oligarcas russos à lista de sanções
O oligarca russo Usmanov figura agora na lista de sanções dos EUA e Reino Unido. A Casa Branca anuncia ainda "restrições de visto a 19 oligarcas e 47 familiares e associados próximos".
Os EUA e o Reino Unido voltaram esta quinta-feira a engrossar a lista de sanções com novos nomes de oligarcas russos e familiares, uma semana depois da Rússia invadir território ucraniano. “Hoje, os Estados Unidos sancionarão uma extensa lista de comparsas de Putin e os seus familiares”, anuncia a Casa Branca, em comunicado.
“Uma das elites é Alisher Burhanovich Usmanov, um dos indivíduos mais ricos da Rússia e um aliado próximo de Putin. A sua propriedade será bloqueada para uso nos Estados Unidos e por norte-americanos – incluindo o superiate, um dos maiores do mundo, que acabou de ser confiscado pela nossa aliada Alemanha, e o jato particular, uma das maiores aeronaves de propriedade privada da Rússia”, adiantam.
Alvo de sanções será também Dmitry Peskov, que “como porta-voz de Putin é um dos principais fornecedores da propaganda de Putin”. Os Estados Unidos vão ainda impor “restrições de visto a 19 oligarcas e 47 familiares e associados próximos”.
Também o Reino Unido vai aplicar sanções a mais dois oligarcas – o multimilionário russo nascido no Uzbequistão Alisher Usmanov, cujas ligações comerciais com o clube de futebol Everton foram suspensas, e o ex-vice-primeiro-ministro russo Igor Shuvalov.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EUA e Reino Unido acrescentam mais oligarcas russos à lista de sanções
{{ noCommentsLabel }}