Gás natural sobe 6% para 171 euros/MWh, abaixo do recorde anterior

A cotação do gás natural está em valores historicamente elevados. Antes da pandemia e até ao início de 2021, a cotação desta fonte de energia andava à volta dos 20 euros por MWh.

A cotação europeia do gás natural está a subir 6,57% para os 171,395 euros por megawatt hora (MWh) às 9h46 desta sexta-feira — com um máximo intradiário de 179 euros –, atrás do recorde de 199,99 euros atingido esta quinta-feira de manhã. Os preços estão a ser fortemente influenciados pelas notícias da invasão russa na Ucrânia, cujo conflito pode causar disrupções no fornecimento de gás da Rússia, o maior exportador para a Europa.

Estes valores são os dos futuros de Dutch TTF Gas — que são a referência para os mercados europeus — para entrega em abril, que ganharam um impulso adicional com o eclodir da guerra na Europa. Esta subida do preço do gás natural acontece depois de um recorde esta quinta-feira, quando a cotação subiu mais de 20%. Esta sexta-feira o conflito provocou um incêndio perto da maior central nuclear da Ucrânia e da Europa, mas nenhuma instalação fundamental terá sido afetada segundo os relatos conhecidos até ao momento.

Fonte: Barchart.com

Uma semana após o início da invasão da Rússia na Ucrânia, os investidores continuam a temer que o gás natural seja usado como uma arma para o Kremlin penalizar o Ocidente pelas sanções económicas e financeiras que impôs, principalmente na Europa onde é o principal fornecedor de gás. Esta situação está também a pressionar fortemente os preços da eletricidade, incluindo no mercado ibérico.

A situação agravou-se com a guerra, mas a tendência de subida do gás natural já vinha de 2021. A menor geração eólica, o aumento do custo das licenças de CO2, a seca severa que se vive em Portugal e a menor produção hídrica (derivada da decisão do Governo de suspender a geração de energia em várias barragens) são alguns dos elementos que têm levado à subida das importações de gás natural, usado pelas centrais de ciclo combinado.

Face a este problema, o ministro do Ambiente anunciou que “está em avaliação a criação de uma linha de crédito” para os setores mais afetados pela subida dos preços do gás, nomeadamente o vidro, cerâmica e têxtil. Em Portugal, ao contrário de outros países europeus, o gás natural não é muito usado para o aquecimento pelos portugueses, sendo sobretudo usado na indústria e na produção de eletricidade.

De acordo com os dados da Reuters/Refinitiv, os contratos holandeses de gás natural para venda por atacado estão a cair 6,8% para 150 euros/MWh no caso das entregas a fazer este fim de semana.

Olhando a médio prazo, os contratos para as entregas no segundo trimestre aliviam 7,8% para os 152,13 euros/MWh e os preços das entregas no terceiro trimestres descem 8% para os 145,23 euros/MWh.

A cotação do gás natural está em valores historicamente elevados. Antes da pandemia e até ao início de 2021, a cotação desta fonte de energia andava à volta dos 20 euros por MWh.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gás natural sobe 6% para 171 euros/MWh, abaixo do recorde anterior

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião