Prosegur quer ‘empoderar’ as mulheres. Quer mais mulheres em cargos de responsabilidade

A Prosegur, que já conta com 30% de mulheres em cargos de liderança, quer aumentar em 5 pontos percentuais o número de mulheres em cargos de responsabilidade.

Depois de lançado em Espanha no ano passado para fazer uma primeiro teste, a Prosegur decidiu alargar o seu programa “Empowered Women” a outros 15 países da América Latina e Europa. Portugal é um dos que vai receber esta iniciativa que visa promover o talento feminino no setor da segurança privada. O número de bolsas para atribuir às colaboradoras portuguesas na área operacional “ainda não está fechado”. Empresa, que já conta com 30% de mulheres em cargos de liderança, quer, em três anos, aumentar em 5 pontos percentuais o número de mulheres em cargos de responsabilidade.

“As empresas estão num ponto em que precisam de demonstrar a sua responsabilidade e passar do compromisso institucional de promover a presença feminina, para a prática em questões de igualdade de género. É essencial acreditar e confiar nos benefícios intrínsecos da diversidade e investir no desenvolvimento e retenção de talento”, começa por dizer José Lourenço, diretor de recursos humanos da Prosegur Portugal, à Pessoas.

“É necessário assegurar os avanços e melhorias em termos de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, com especial ênfase na desconexão digital, agora que o teletrabalho é uma realidade na nossa vida quotidiana. Também a aposta em formação e ações de sensibilização, são fatores chave para que o setor passe a ser encarado como mais inclusivo à presença feminina”, continua o responsável de RH.

“Estamos a desenvolver um caminho para impulsionar o talento feminino e aumentar a sua representação através de uma série de programas e iniciativas. Especificamente, o Empowered Women procura sensibilizar os profissionais da empresa, reforçar a liderança e autopromoção das mulheres, bem como promover e reter o talento feminino“, destaca.

O número de bolsas definitivo “ainda não está fechado”, admite José Lourenço. “Esperamos que nos próximos anos o número vá aumentando e que possamos progressivamente ir contribuindo para a formação de mais colaboradoras da Prosegur que não tiveram a possibilidade ou oportunidade de apostar nessa área anteriormente”, aponta.

Estamos a desenvolver um caminho para impulsionar o talento feminino e aumentar a sua representação através de uma série de programas e iniciativas. Especificamente, o Empowered Women procura sensibilizar os profissionais da empresa, reforçar a liderança e autopromoção das mulheres, bem como promover e reter o talento feminino.

Estas bolsas têm como foco o pessoal operacional (vigilantes e assistentes, por exemplo) e possibilitam o acesso a programas de formação. “Esta iniciativa permite dar mais visibilidade às conquistas das colaboradoras e aumenta as possibilidades de promoção interna. Este programa de bolsas de estudo também inclui o acompanhamento por parte de mulheres com uma longa trajetória na empresa”, descreve o diretor de RH da empresa.

Aumentar número de líderes mulheres

A nível mundial a Prosegur conta, atualmente, com 21% de mulheres no total de colaboradores. “Um valor acima da média do setor da segurança privada”, destaca José Lourenço. Em Portugal, do total de mais de 4.900 trabalhadores, aproximadamente 900 são mulheres. Valor que a empresa quer aumentar, rumo a uma maior paridade de género.

“Apesar deste indicador positivo, acelerar o processo de equilíbrio de género na nossa força de trabalho é uma das nossas principais prioridades na área da igualdade de género e um dos objetivos estratégicos do nosso Plano de Sustentabilidade”, garante.

Maior equilíbrio que passa pelas lideranças. “A Prosegur estabeleceu o objetivo final de aumentar a representação das mulheres em posições de responsabilidade em até cinco pontos percentuais. Neste sentido, acreditamos que o projeto Empowered Women, concebido para promover a igualdade, apoiar o desenvolvimento profissional e promover o talento feminino, será um instrumento importante para atrair e reter o talento feminino na Prosegur”, diz.

A Prosegur estabeleceu o objetivo final de aumentar a representação das mulheres em posições de responsabilidade em até cinco pontos percentuais.

No que consiste o Empowered Women?

O “Empowered Women” surge precisamente para sensibilizar os profissionais da companhia, reforçar a liderança e a autopromoção das mulheres, bem como promover e reter o talento feminino.

Desenvolvido com base em três pilares fundamentais — sensibilizar, atuar e motivar — em primeiro lugar, “o programa procura sensibilizar os trabalhadores, homens e mulheres, através de sessões de formação sobre questões de igualdade de género”, detalha a Prosegur.

“No que diz respeito ao pilar de atuação do ‘Empowered Women’, é concretizado através da iniciativa ‘Mulheres de Alto Rendimento’, na qual se realiza um acompanhamento das colaboradoras da Prosegur com mais responsabilidades na empresa. O programa inclui formação contínua específica para a partilha de preocupações e experiências entre as várias colaboradoras.” Adicionalmente, o departamento de recursos humanos informa sobre os seus progressos e competências adquiridas.

Finalmente, para cumprir o pilar da motivação, a companhia vai recorrer à atribuição de ‘Empowered Women’, desenvolvidas em colaboração com a Fundação Prosegur. “Estas bolsas têm como foco o pessoal operacional (vigilantes e assistentes, por exemplo) e possibilitam o acesso a programas de formação. Vão permite dar mais visibilidade às conquistas das colaboradoras e aumentar as possibilidades de promoção interna”, explica a empresa.

O programa de bolsas de estudo também inclui o acompanhamento por parte de mulheres com uma longa trajetória na empresa.

A empresa não adiantou o valor de investimento que vai alocar a esta iniciativa em Portugal. “Estamos empenhados em apoiar o desenvolvimento profissional das mulheres da nossa Empresa e entendemos a diversidade como uma vantagem competitiva que gera oportunidades de crescimento e benefícios para a empresa e para a sociedade”, assegura José Lourenço.

(notícia atualizada às 15h52 com mais informação sobre o número de mulheres em Portugal e objetivo temporal para atingir o aumento de mulheres em cargos de responsabilidade)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prosegur quer ‘empoderar’ as mulheres. Quer mais mulheres em cargos de responsabilidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião