Huawei recebe cerca de 3.000 candidaturas a bolsas de estudo. 45% são mulheres
Dos candidatos, 58% é são estudantes em licenciatura e jovens entre os 18 e os 21 anos (37%). Vencedores recebem 5.000 euros durante um ano.
O programa de bolsas para estudantes de ensino superior da Huawei recebeu cerca de 3.000 candidaturas. Cerca de 45% dos candidatos às 50 bolsas, num investimento de 250 mil euros, são mulheres.
“Nenhum jovem português deve ser impedido de prosseguir os seus estudos por falta de condições financeiras. E as cerca de 3000 candidaturas registadas, sublinham a importância de iniciativas que contribuam para não deixar ninguém para trás”, afirma Diogo Madeira da Silva, diretor da Huawei em Portugal, responsável pelas áreas de relações públicas, comunicação e responsabilidade social, citado em comunicado. “Não podemos fazer uma transição digital bem-sucedida sem capacitar e formar o talento e os profissionais de que precisamos para suportar esse caminho.”
A tecnológica recebeu um total de 2.988 candidaturas. “Entre os candidatos encontram-se estudantes de todo o território nacional e jovens com diversos graus académicos, da licenciatura ao doutoramento, com especial incidência para a licenciatura (58% das candidaturas) e para jovens entre os 18 e os 21 anos (37%)”, informa a companhia.
Metade das bolsas, tinha anunciado a empresa, serão atribuídas a mulheres, no âmbito do investimento da Huawei na promoção da diversidade e na redução do gender gap na indústria.
“Este esforço foi também reconhecido e é com satisfação que verificamos uma distribuição de género muito equilibrada (55% vs 45%) entre os e as estudantes que se candidataram a este programa”, destaca Luísa Ribeiro Lopes, presidente do .PT e coordenadora-geral do INCoDe.2030, parceiro da Huawei neste projeto.
“A adesão a esta iniciativa foi bastante positiva e mostra a importância deste tipo de incentivos no âmbito da capacitação e futura retenção de jovens talentos nacionais”, conclui.
Um júri independente, constituído por dez personalidades, está a analisar as candidaturas. Os bolseiros serão anunciados em breve.
Através de um investimento anual de 250.000 euros, a Huawei vai apoiar cada um dos 50 alunos com 5.000 euros. O valor das bolsas é atribuído ao longo de um ano, pelo .PT, desde o segundo semestre do ano letivo 2021/2022 ao primeiro semestre do ano letivo de 2022/2023.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Huawei recebe cerca de 3.000 candidaturas a bolsas de estudo. 45% são mulheres
{{ noCommentsLabel }}