Gigantes mundiais de cartões Visa, Mastercard e Amex suspendem operações na Rússia

  • Lusa
  • 6 Março 2022

Muitas outras empresas em todo o mundo também tomaram medidas para aumentar a pressão financeira sobre a Rússia na sequência do ataque à Ucrânia.

As gigantes mundiais de cartões Visa e Mastercard anunciaram este sábado a suspensão das operações na Rússia após a invasão da Ucrânia. A Mastercard “decidiu suspender (a sua) rede de serviços na Rússia”, e a Visa “cessará todas as transações nos próximos dias”, disseram as duas empresas em comunicado. Já este domingo, a American Express (AMEX) anunciou também que suspende as operações na Rússia, juntando-se assim à decisão tomada no sábado pelas plataformas de transações financeiras Visa e Mastercard.

A Mastercard disse que os cartões emitidos por bancos russos deixarão de ser suportados pela sua rede e qualquer cartão emitido fora do país não funcionará em lojas ou caixas automáticas russas. “Não tomamos esta decisão de ânimo leve“, afirma a Mastercard no comunicado, acrescentando que a mudança foi feita após discussões com clientes, parceiros e Governos.

Por sua vez, a Visa disse que está a trabalhar com clientes e parceiros na Rússia para cessar todas as transações ao longo dos próximos dias. “Somos obrigados a agir na sequência da invasão (…) da Rússia à Ucrânia, e dos acontecimentos inaceitáveis a que assistimos“, disse o presidente e diretor executivo da Visa, Al Kelly, também em comunicado.

“Perante o ataque contínuo e injustificado da Rússia ao povo da Ucrânia, a American Express suspende todas as operações na Rússia”, disse a empresa, num comunicado. Como no caso das outras duas empresas de transações financeiras, a AMEX esclarece que os seus cartões “emitidos em todo o mundo deixam de funcionar nos comerciantes ou nas caixas automáticas na Rússia, enquanto os cartões emitidos localmente por bancos russos deixam de funcionar no estrangeiro”.

Muitas outras empresas em todo o mundo também tomaram medidas para aumentar a pressão financeira sobre a Rússia na sequência do ataque à Ucrânia. “Esta guerra e a constante ameaça à paz e estabilidade exigem que respondamos de acordo com os nossos valores”, acrescentou Kelly.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tinha pedido sanções económicas mais duras contra a Rússia, incluindo a suspensão dos cartões de crédito Visa e Mastercard na Rússia.

A Rússia lançou, na madrugada de 24 de fevereiro, uma ofensiva militar, tendo os ataques provocado, de acordo com as Nações Unidas, mais de 1,2 milhões de refugiados.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar ainda mais Moscovo.

(Notícia atualizada às 20h14 de domingo)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gigantes mundiais de cartões Visa, Mastercard e Amex suspendem operações na Rússia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião