Bolsa cai mais de 1%. BCP perde 8% com banca europeia sob pressão

Apenas duas cotadas nacionais do PSI-20 escapam as perdas. A Galp está a disparar mais de 4% após petróleo chegar aos 140 dólares. As bolsas europeias caem mais de 9%.

Maré vermelha nas bolsas europeias no arranque de mais uma semana que será marcada pelo evoluir da guerra na Ucrânia. As bolsas europeias caem mais de 9%. Em Lisboa, as perdas superam 1% com o BCP a afundar 8% com a banca europeia sob grande pressão, enquanto a Galp dispara 4% no dia em que o petróleo bateu os 139 dólares.

O PSI-20 cai 1,46% para 5,254,12 pontos, negociando em mínimos de seis meses, tendo 17 das 19 cotadas que integram o principal índice português a negociarem abaixo da linha de água.

O BCP volta a ter uma sessão para esquecer, com as ações a cederem 8% para 0,1232 euros. O banco português acumula 10 sessões em perda nas últimas 11 sessões. Todo o setor europeu tem estado sob pressão nas últimas semanas, sobretudo após o início da guerra da Rússia contra a Ucrânia.

BCP sob pressão

Esta segunda-feira, o índice Stoxx Europe 600 Banks afunda mais de 9%, com os bancos europeus a serem muito castigados e a terem o pior dia desde março de 2020: o Société Générale mergulha 11,03% para 18,498 euros e Commerzbank, ING, Crédit Agricole e Powszechna Kasa Oszczednosci Bank derrapam mais de 9%.

Lá por fora, as ações europeias atingem o valor mais baixo dos últimos 13 meses, quando a Europa e os EUA se preparam para proibir importações do petróleo russo, na sequência do ataque militar na Ucrânia. Por causa disso, o Brent atingiu esta manhã os 139,13 dólares por barril e a levar cotadas como a portuguesa Galp a subir 4,12% para 11,15 euros.

O Stoxx 600 cai 3,33% para 407,72 pontos. A bolsa italiana MIB cai quase 6%, enquanto o CAC-40 de Paris e o DAX de Frankfurt recuam em torno de 5%. Aqui ao lado, o madrileno IBEX-35 derrapa 4,94%.

(Notícia atualizada às 8h48)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa cai mais de 1%. BCP perde 8% com banca europeia sob pressão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião