Direto Rússia ameaça cortar fornecimento do gasoduto Nord Stream 1

Autoridades ucranianas dizem que cidade de Mykolayiv está a ser atacada. No 12º dia de conflito, preços do petróleo já rondam os 140 dólares, um máximo desde 2008. Bolsas asiáticas abrem em queda.

A Rússia ameaçou pela primeira vez cortar o fornecimento do gasoduto Nord Stream 1. Alexander Novak, vice-primeiro-ministro russo, disse que ainda não há uma decisão tomada mas o país todo o direito de tomar uma ação “espelho” e colocar um embargo ao fornecimento de gás que passa pelo gasoduto Nord Stream 1, que diz estar a trabalhar agora “em capacidade total”.

No 12º dia de guerra, o ministro da Defesa russo prometeu ainda que os militares vão respeitar o cessar-fogo esta segunda-feira e permitir a abertura de corredores humanitários em várias cidades ucranianas. Na terceira ronda de negociações, esta foi a única área onde se verificaram avanços, sendo que as delegações deverão voltar a encontrar-se.

Durante o fim de semana foram várias as tentativas falhadas de abrir corredores para permitir a evacuação e que resultou no aumento das mortes civis.

Os preços do petróleo já tocaram nos 140 dólares, o valor mais elevado desde 2008. As bolsas fecharam em queda, com o Nasdaq em bear market . Várias commodities, como o níquel ou cobre, dispararam para preços recordes e o preço do ouro passou a barreira dos 2.000 dólares/onça.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia ameaça cortar fornecimento do gasoduto Nord Stream 1

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião