Atestar 40 litros de gasóleo fica 5,6 euros mais caro esta segunda

Prepare a sua carteira quando for à bomba atestar o depósito do carro esta semana: se meter 40 litros, fatura vai custar mais 5,60 euros no gasóleo e 3,20 euros na gasolina.

Se precisa de abastecer o depósito do seu automóvel em breve, prepare a carteira. As consequências da guerra na Ucrânia estão a fazer-se sentir e muito também nos postos de abastecimento em Portugal. O gasóleo, o combustível mais usado pelos portugueses, prepara-se para disparar 14 cêntimos esta segunda-feira. Isto significa que terá de gastar mais 5,6 euros se quiser meter 40 litros no carro esta semana.

Tem carro a gasolina? Também não há boas notícias. Não encarece tanto como o gasóleo, mas regista uma subida de oito cêntimos por litro esta semana, no que se refletirá num aumento de 3,2 euros na fatura final com um abastecimento de 40 litros.

Contudo, para colmatar esta subida do preço dos combustíveis, o Governo anunciou que vai reforçar a partir desta segunda-feira o programa Autovoucher, um subsídio mensal para os contribuintes, de cinco euros para 20 euros. Para aceder ao “desconto” tem primeiro de aderir à plataforma IVAucher, depois escolher um posto de abastecimento elegível e finalmente pagar com um cartão de pagamento de um banco aderente.

Os preços dos combustíveis têm estado numa escalada impressionante nos últimos meses, primeiro alimentados por um forte desajustamento no mercado após a reabertura da economia na sequência dos duros confinamentos, e, agora, por causa do conflito militar da Rússia contra a Ucrânia e cujas sanções, embora não atingindo diretamente a energia, estão a ter forte impacto nas compras russas.

Aliás, o barril de petróleo chegou a superar na última semana os 120 dólares, com repercussões no preço dos derivados da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais.

Por outro lado, como o ouro negro e as commodities são geralmente transacionados em dólares, a desvalorização acentuada do euro em relação à divisa americana no último ano – passou de 1,23 euros por dólar em janeiro de 2021 para 1,09 euros por dólar esta sexta — também está a encarecer ainda mais as exportações das matérias-primas, com impacto no preço final ao consumidor.

Gasóleo já custa mais 13 euros na fatura desde o início do ano

A confirmar-se a subida de 14 cêntimos no diesel, conforme adiantou fonte do setor ao ECO, cada litro vai passar a custar 1,815 euros a partir desta segunda-feira. Contas feitas, são mais 31,8 cêntimos em relação ao preço do final do ano passado e isso significará que atestar 40 litros será agora 12,72 euros mais caro do que há dois meses: em vez de gastar 59,88 euros vai gastar 72,6 euros quando for à bomba.

Quanto à gasolina, a fatura sobe 9,92 euros desde o início do ano, com os tais 40 litros a custarem 76,48 euros agora em vez dos 66,56 euros que se pagava a 31 de dezembro do ano passado.

Estes preços têm por base os dados oficiais divulgados pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), que consideram os preços médios praticados em todo o país, pelo que podem variar de posto para posto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atestar 40 litros de gasóleo fica 5,6 euros mais caro esta segunda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião