5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Instituto Nacional de Estatística (INE) deverá confirmar o maior crescimento económico em Portugal desde 2013. E, depois do discurso de Trump, investidores vão ler com atenção o Livro Bege da Fed.

Além das Contas Nacionais, que deverão confirmar que a economia nacional cresceu em 2016 ao ritmo mais elevado em três anos, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga dados sobre a evolução do desemprego no início do ano. Hoje é o dia 1 de Paulo Rodrigues da Silva à frente da Euronext Lisboa, um dia que fica marcado pelo regresso de muitos investidores que aproveitaram o dia de Carnaval para umas miniférias longe da bolsa nacional. Lá fora, depois do discurso de Trump, a Fed vai abrir o Livro Bege que o mercado vai querer ler com muita atenção.

Paulo Rodrigues da Silva estreia-se na bolsa

Não é uma nova cotada que se estreia na bolsa nacional, mas antes o primeiro dia de Paulo Rodrigues da Silva como CEO do Euronext Lisboa. O gestor chega à liderança depois de um curto mandato de Maria João Carioca, que passa a integrar a administração da Caixa Geral de Depósitos liderada por Paulo Macedo. Com Rodrigues da Silva chegam também muitos investidores que se ausentaram do mercado nacional nas últimas duas sessões por causa das miniférias do Carnaval.

Maior crescimento desde 2013?

O INE deverá confirmar esta quarta-feira que Portugal registou no ano passado o maior crescimento desde 2013. A primeira estimativa apontou para uma expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,4% em 2016, superando as previsões dos analistas. Além das Contas Nacionais, a autoridade estatística divulga ainda os dados sobre a evolução do emprego e desemprego em Portugal no primeiro mês do ano.

Fed abre o Livro Bege

É dia de Livro Bege do banco central norte-americano, um relatório mais pormenorizado acerca das condições financeiras e económicas relatadas por cada um dos 12 presidentes das Federal Reserve Banks regionais que compõem o Sistema norte-americano. Uma divulgação que surge depois do primeiro discurso do Presidente norte-americano, Donald Trump, no Congresso dos EUA.

Petróleo vai aos 60 dólares?

Com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) a forçar uma subida da cotação do barril para os 60 dólares, quando tenta contrariar o excesso de oferta em todo o mundo, os dados sobre a evolução semanal dos inventários de petróleo que a Administração de Informação de Energia publica esta quarta-feira ajudarão a contextualizar as reais condições da procura naquele que é o maior consumidor mundial de energia, os EUA.

Mais resultados empresariais

As italianas Luxxotica e ENI estão entre as principais empresas que apresentam contas relativas ao quarto trimestre do ano passado. No caso da petrolífera italiana, que já foi uma das principais acionistas da Galp, os analistas sondados pela Bloomberg antecipam um lucro ajustado de 250 milhões de euros no último trimestre de 2016.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião