BCE vai testar bancos a fortes mudanças nas taxas

Os maiores bancos dos países do euro vão novamente a exame. E, desta vez, o BCE quer perceber o quão resistentes são os seus balanços num cenário de fortes mudanças nas taxas.

O Banco Central Europeu (BCE) vai fazer novos testes aos bancos da região. Se das últimas vezes o objetivo foi testar a resistência das instituições a cenários adversos na economia, desta vez Mario Draghi vai avaliar a solidez do balanço dos bancos a alterações repentinas na política monetária após anos de juros em mínimos.

O contexto é de taxas ultra baixas na Zona Euro. Tem sido assim desde a crise financeira, o que tem pesado no balanço dos bancos ao provocar uma forte erosão nas margens do setor. Uma política que tem obrigado os bancos a assumirem mais riscos para obterem retornos mínimos.

As baixas taxas deverão manter-se — apesar das críticas internas, Mario Draghi tem garantido que os juros continuarão baixos durante um período prolongado –, mas o BCE quer que os bancos estejam preparados para tudo. Prova disso é o novo teste de stress “desenhado para perceber a sensibilidade dos ativos e responsabilidades dos bancos a hipotéticas mudanças nas taxas“, diz o BCE.

Nesta comunicação, publicada no site do BCE, a autoridade monetária da Zona Euro esclarece que só foi feita essa alteração ao teste a que serão submetidos os maiores bancos da região. “As exigências de capital aos bancos não deverá sofrer alterações“, refere o BCE. “Tudo o resto será igual”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE vai testar bancos a fortes mudanças nas taxas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião