Hoje nas notícias: hidrogénio, tarifa social da luz e abono de família

  • ECO
  • 9 Março 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O CEO da EDP admite que a reconversão das centrais a carvão em Espanha e em Sines pode passar por investimentos ligados ao hidrogénio. A alteração da fórmula de descontos da tarifa social levará a um aumento dos preços da luz para a maioria dos beneficiários do apoio. Pedro Siza Vieira é apontado como o próximo ministro dos Negócios Estrangeiros, ficando António Costa e Silva com a pasta da Economia.

“Não queremos rendas nem subsídios” para o hidrogénio, diz CEO da EDP

O presidente executivo da EDP admite que a reconversão das centrais a carvão em Espanha e em Sines pode passar por investimentos ligados ao hidrogénio. “Há confiança de que o hidrogénio será um dos vetores para descarbonizar a economia. Temos alguns ativos que podem ser utilizados para ter projetos de hidrogénio”, sinalizou ainda Miguel Stilwell d’Andrade, em entrevista ao Jornal de Negócios. O CEO descarta ainda rendas ou subsídio para o hidrogénio.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

 

Descontos na tarifa social anulados pelos aumentos na eletricidade

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) alterou, este ano, a fórmula de descontos da tarifa social, aplicando um corte de 10 cêntimos nos descontos no fator fixo (potência contratada) e um acréscimo de desconto de um cêntimo no fator variável (Kw/h). Esta decisão, de acordo com o JN, vai implicar um aumento de preços na fatura da luz para a maioria das 768 mil famílias que beneficiam do apoio. A ERSE, por seu lado, assegura que a “diferença no preço de energia permitirá à generalidade dos consumidores compensar o menor desconto no preço da potência contratada”.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Siza Vieira apontado para o MNE e António Costa e Silva na Economia

O atual ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, deverá ir para o Ministério dos Negócios Estrangeiros no próximo Governo, deixando a sua pasta nas mãos de António Costa e Silva, o “arquiteto” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Augusto Santos Silva, segundo tem sido noticiado, presidirá à Assembleia da República. A pasta das Finanças deverá ser entregue a Fernando Medina, ex-presidente da Câmara de Lisboa, tal como o ECO avançou, enquanto Sampaio da Nóvoa é apontado para a Educação e o Ensino Superior e Duarte Cordeiro para a tutela do Ambiente.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Abono só cobre 9% do “rendimento adequado” a uma criança de 12 anos

O abono de família para uma criança com 12 ou mais anos, com o pai e a mãe juntos, e inseridos no escalão mais baixo de rendimentos, é de 37,46 euros, o que, segundo dois investigadores do ISCSP e ISEG, representa apenas 9% do “rendimento adequado”. Para garantir a esta criança “um padrão de vida digno” – tendo em conta fatores como alimentação, vestuário, higiene, saúde, lazer e educação -, os investigadores estimam que sejam necessários cerca de 400 euros mensais.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Preços nas cantinas das prisões geram revolta

O secretário-geral da APAR – Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso, Vítor Ilharco, critica os preços praticados nas cantinas das prisões, considerando-os “uma vergonha”, e aponta que o despacho que impede uma margem de lucro superior a 5% “nunca foi cumprido“. As críticas estendem-se à qualidade da comida que, segundo familiares de reclusos, é “péssima”. Além disso, estes familiares só podem levar até 1 kg de alimentos. “É óbvio que o recluso tem forçosamente de comprar produtos alimentares na cantina”, explica.

Leia a notícia completa no Inevitável (ligação indisponível)

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: hidrogénio, tarifa social da luz e abono de família

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião